A iniciativa, que inicialmente esteve prevista para o salão paroquial de São Luís, foi promovida pela equipa vicarial de Faro de catequistas e foi orientada pela irmã Alda Rego, responsável pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, que apresentou o tema “A Oração na Catequese”.
Aos cerca de 40 catequistas presentes, maioritariamente das paróquias da cidade de Faro, a religiosa apresentou o catequista como educador da fé que tem de “educar para a oração”, “para que os catequizandos aprendam a relacionar-se e a encontrar-se com Deus”.
E porque “quem não tem, não pode dar”, a formadora abordou ainda a temática da “oração na vida do catequista”. A irmã Alda Rego explicou ainda “como educar os catequizandos para a revelação no contexto da experiência humana, da palavra e da expressão de fé”.
Esta iniciativa vai ser repetida noutras vigararias da Diocese do Algarve.
Samuel Mendonça