Pub

Para além de D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e de D. Manuel Madureira Dias, Bispo Emérito do Algarve, que acompanharam toda a visita apostólica em Lisboa, Fátima e Porto, a visita papal foi acompanhada em Lisboa e Fátima por outros algarvios.

Lisboa Missa no Terreiro do Paço

No dia 11 de Maio, a Eucaristia no Terreiro do Paço foi participada por um grupo de cerca de 25 pessoas, incluindo estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Algarve (UAlg), completado com outros jovens e adultos que também quiseram participar.

Lisboa Encontro com agentes da cultura

De manhã, em Lisboa, estiveram presentes no encontro de Bento XVI com agentes da cultura, 9 personalidades que a Diocese do Algarve pôde convidar.

Os representantes algarvios foram então o padre Carlos César Chantre, capelão da Universidade do Algarve (UAlg), o padre António Manuel Martins, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, João Guerreiro, reitor da UAlg, Lídia Jorge, escritora, Maria da Graça Marques, docente da UAlg, Luís Vicente, actor, Manuel Gonçalves Júdice Glória, professor, Mello-Sampayo, reitor do INUAF – Instituto Superior D. Afonso III e Teodomiro Neto, historiador.

Fátima Oração de Vésperas com consagrados

No dia 12 de Maio, para participar na oração de vésperas do Papa com membros do clero e institutos de vida consagrada, saiu de Faro com destino a Fátima um grupo de cerca de 72 elementos composto por sacerdotes, diáconos, religiosas e membros do Conselho Pastoral de diocese algarvia e alguns leigos, responsáveis paroquiais. Seguiram ainda para Fátima mais três carrinhas de 9 lugares que transportavam outras religiosas e, já em Fátima, estavam presentes muitos mais sacerdotes, religiosas e seminaristas algarvios.

Fátima Comemorações da Peregrinação Aniversária

Também para Fátima seguiram dois autocarros de 50 elementos cada da paróquia das Ferreiras e mais dois (igualmente de 50 lugares cada) com famílias algarvias de Faro, Monte Gordo, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António pertencentes ao Caminho Neocatecumenal que participaram ainda em Fátima no dia 14 no Encontro Europeu de Jovens que ali teve lugar, organizado por aquele carisma.

Seguiu ainda para Fátima um autocarro de 50 elementos, com fiéis de Faro e Conceição de Faro que anualmente participam, nas comemorações da Peregrinação Aniversária do 13 de Maio.

Fátima Encontro com agentes da Pastoral Social

No dia 13 de Maio, no encontro com a Pastoral Social estiveram cerca de 30 elementos da Caritas, centros paroquiais e grupos de acção sócio-caritativa de diversas comunidades algarvias e 27 médicos, enfermeiros e voluntários da Pastoral da Saúde ligados ao Centro de Saúde de Loulé e aos dois principais hospitais do Algarve.

Samuel Mendonça

Pub