Pub

Dia_baden_powell_aepCerca de 400 escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), reuniram-se no passado sábado em Almancil, na escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, para celebrar o 157º aniversário natalício do fundador mundial do escutismo, Baden-Powell.

Dia_baden_powell_aep2A celebração anual do aniversário do fundador é aproveitada para realizar o Dia do Pensamento, promovido pela Chefia Regional do Sul da AEP, uma jornada de reflexão em que todos os escoteiros meditam sobre o significado do Compromisso de Honra e da Lei do Escoteiro, ou seja, sobre os princípios subjacentes ao crescimento do jovem enquanto exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Segundo a organização, o encontro, no qual participaram as quatro divisões escotistas – Alcateia (escoteiros entre os 7 e os 10 anos de idade), Escoteiros (escoteiros entre os 11 e os 14 anos de idade), Exploradores (escoteiros entre os 14 e os 17 anos de idade) e Clã (escoteiros entre os 18 e os 21 anos de idade) –, serviu também para recordar as palavras de Baden-Powell: «Deixa o mundo um pouco melhor do que o encontraste»”.

Dia_baden_powell_aep3Os escoteiros realizaram ainda algumas atividades para as quatro divisões como escalada, skyline, tiro ao arco ou jogos pela vila, entre outros. A iniciativa de celebração do aniversário de Baden-Powell ficou ainda marcada pela tomada de posse da nova chefia regional da AEP.

Dia_baden_powell_aep4Atualmente, o movimento escutista conta com mais de 25 milhões de elementos no ativo, dispersos por 216 países do mundo. A Associação dos Escoteiros de Portugal foi fundada em 6 de setembro de 1913, depois de o tenente Álvaro de Mello Machado ter encetado uma primeira experiência no ano de 1911, em Macau. Os Escoteiros de Portugal são a segunda maior organização juvenil portuguesa e contam com mais de 13 mil jovens em cerca de 150 unidades locais espalhadas por todo o Continente e Regiões Autónomas.

Pub