Breves
Inicio | Desporto | Cerca de 500 atletas na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato em Albufeira

Cerca de 500 atletas na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato em Albufeira

Cross_amendoeiras_2014A 51.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, a realizar no próximo domingo, em Albufeira, está integrada na 37.ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor e será disputada por cerca 500 atletas de 23 países.

“Vamos ter a presença de atletas de alguns dos clubes de topo, o que demonstra o empenhamento e o reconhecimento da prova a nível internacional”, referiu Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, entidade organizadora.

Segundo aquele responsável, perspetiva-se uma prova “muito renhida, à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores”.

A 37.ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor, que integra o circuito da federação internacional (IAAF) e que se disputa na pista da Aldeia das Açoteias, em Albufeira, engloba várias provas, em que a organização estima a participação de 3.000 atletas.

“Um tão elevado número de atletas demonstra bem a importância da prova para o Algarve e para o país”, destacou o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, acrescentando que ao longo das suas edições, a prova “atingiu um estatuto único na história do atletismo em Portugal”.

Na lista da Taça dos Clubes Campeões Europeus fazem parte dois clubes portugueses: o Benfica, em masculinos, e o Maratona Clube de Portugal, em femininos.

Nas presenças internacionais, destacam-se as formações sueca do Hässelby, a dinamarquesa AGF e Celtic Diekirch, do Luxemburgo, que vão discutir um lugar no pódio, tanto em femininos como em masculinos.

A equipa russa do Luch Moscow e a italiana do G.A. Fiamme Gialle apresentam-se também como candidatas a um dos lugares do pódio.

O Crosse das Amendoeiras em Flor é a mais antiga prova de corta-mato que se realiza no país e conta com a parceria da Federação Portuguesa de Atletismo e os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, do Turismo do Algarve e da Câmara de Albufeira.

Em 2013, Manuel Damião, do Maratona, e a queniana Gorreti Jepkoech foram os vencedores do 36.º Crosse das Amendoeiras em Flor, tendo o atleta português terminado com cinco segundos de vantagem sobre o polaco Tomasz Szymkowiak.

A queniana Gorreti Jepkoech, vencedora também em 2012, dominou a corrida feminina, no ano passado, terminando com 27 segundos de vantagem sobre Dulce Félix (Maratona), a única portuguesa entre as dez primeiras.

A 37.ª edição tem início às 09:00 de domingo, com a realização do 12.º Corta Mato das Areias de São João, seguindo-se às 10:30 a Taça dos Clubes Campeões Europeus em juniores masculinos e femininos.

A prova dos seniores masculinos e femininos da 51.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus tem início previsto para as 11:55, em simultâneo com o 37.º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.

Verifique também

FC Porto conquista Copa Ibérica em Portimão

O FC Porto conquistou ontem a Copa Ibérica de futebol, ao conseguir dar a volta …