Pub

Blanco falava aos jornalistas à margem da apresentação da equipa Palmeiras Resort-Prio-Tavira, a dois dias do arranque da época, com Prova de Abertura (Quarteira-Faro), que antecede a Volta ao Algarve (17-21 de fevereiro).

Afirmando que o seu objetivo é ganhar pela quarta vez a prova nacional, o galego recordou o sabor amargo da vitória em 2009, que só aconteceu porque Nuno Ribeiro foi desclassificado por doping.

"Não foi bonito, nem para mim nem para a modalidade", lembrou o atleta, de 34 anos, dizendo que o sucedido não só estragou o ciclismo, que em Portugal "está mesmo mal", como a prova em geral.

David Blanco, o primeiro atleta estrangeiro com três triunfos na Volta a Portugal (2006, 2008 e 2009) afirma querer correr mais três épocas, de preferência em Tavira, equipa através da qual conseguiu as últimas duas vitórias.

"Quero tentar ganhar a Volta, mas de verdade", sublinhou, acrescentando que até ao mês de agosto ainda tem "muita estrada pela frente" e que aquela prova é o "objetivo máximo" do calendário português.

O diretor desportivo, Vidal Fitas, apontou também a defesa do triunfo na Volta, individual e coletivamente, como principal objetivo, desejando também um bom desempenho nas provas que o Tavira vai disputar no estrangeiro.

A equipa algarvia deverá fazer oito corridas fora de portas, embora a presença em duas delas esteja por confirmar.

Apesar das perdas do argentino Martin Garrido e do búlgaro Krassimir Vasilev, a equipa não se reforçou, mas Vidal Fitas entende que tem no plantel corredores mais jovens com características que lhe dão garantias.

O presidente do clube, Jorge Corvo revelou que, apesar de a Câmara Municipal de Tavira ter aumentado a sua participação, o orçamento caiu perto de 20 por cento face ao ano passado, ficando pelos 620 000 euros.

Constituição da equipa:
Alejandro Marque, Esp; André Cardoso; Cândido Barbosa; Daniel Mestre; David Blanco, Esp; David Livramento; Henrique Casimiro; Luís Silva; Ricardo Mestre; Nelson Vitorino; Samuel Caldeira; Tomás Swift-Metcalfe, Ing.

Lusa

Pub