Breves
Inicio | Desporto | Ciclistas do Algarve receberam bênção

Ciclistas do Algarve receberam bênção

Foto © Samuel Mendonça

A delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo voltou a promover no passado domingo a bênção dos ciclistas do Algarve no arranque de mais um ano ciclístico.

Foto © Samuel Mendonça

A iniciativa, lavada a cabo este ano através do Centro de Ciclismo de Portimão, teve lugar no adro da igreja da Penina, em Alvor, e foi presidida pelo padre Miguel Ângelo Pereira, pároco local.

Foto © Samuel Mendonça

Aos cerca de 80 participantes de todo o Algarve, o sacerdote desejou “que se divirtam e se sintam bem”. “Deus vos acompanhe com alegria nos vossos rolamentos. Esta é também uma forma bastante saudável de podermos conviver”, acrescentou o prior de Alvor.

Foto © Samuel Mendonça

Em declarações ao Folha do Domingo, o vice-presidente do Centro de Ciclismo de Portimão destacou que a iniciativa, que se realiza já há 11 anos, decorreu pela primeira vez no barlavento algarvio. Vítor Silva explicou que a bênção que marca o início do ano ciclístico se destina aos praticantes de todas as idades e de todas as modalidades de desporto com bicicleta, desde o ciclismo de estrada ao downhill, passando pelo BTT, BMX, entre outras.

Foto © Samuel Mendonça

Aquele responsável explicou ainda o motivo da bênção pedida. “Todos nós temos a nossa crença religiosa, cada um tem a sua fé. Vivemos num país em que a religião cristã ainda é predominante e muitos dos amantes das bicicletas têm a sua fé”, afirmou, acrescentando que a bênção visa “assinalar o início do ano para que corra bem, sempre sem percalços de maior”.

Foto © Samuel Mendonça

Vítor Silva considerou que as condições para a prática do ciclismo em Portugal “ainda não estão criadas na totalidade” e sublinhou também a importância do civismo dos condutores. Aquele dirigente reconheceu que a última alteração legislativa trouxe mais consciência, mas refere ainda existirem algumas dificuldades.

Foto © Samuel Mendonça

Após a bênção, realizada no ainda âmbito do 9º aniversário do Centro de Ciclismo de Portimão ocorrido no passado dia 8 deste mês, os ciclistas participaram num passeio cicloturístico acompanhados por elementos da brigada de trânsito da GNR com um percurso de cerca de 50 quilómetros que passou por Alvor, Arão e regressou à Penina. A manhã terminou com um almoço de confraternização.

Foto © Samuel Mendonça

Durante este ano, o Centro de Ciclismo de Portimão organizará ainda o “Troféu de Resistência” que incluirá três provas nos dias 18 de março, 1 de julho e 7 de outubro, um contra-relógio por equipas para atletas não federados, a 18ª edição da clássica prova Portimão-Fóia no dia 3 de junho e o “Primeiro Troféu de Duatlo Cross do Algarve” em novembro.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Verifique também

Fede Varela, Galeno e Rui Costa apresentados como reforços no Portimonense

Os futebolistas Fede Varela e Galeno (ex-FC Porto) e Rui Costa (ex-Famalicão) foram hoje apresentados …