Pub

O Instituto Piaget de Silves promove no próximo dia 15 de outubro, às 09h00, um colóquio presencial dedicado ao tema “Ciência e Religião no Limite da Vida”, no auditório do Instituto.

“O objetivo principal é dar a conhecer aos estudantes e profissionais de saúde os preceitos de cada religião/doutrina em assuntos referentes ao limiar da vida, de forma a desmistificar preconceitos e promover a maior aceitação da atuação de cada religião/doutrina, favorecendo o processo dos cuidados em saúde, e levando a um maior conforto físico e mental na hora da morte”, explica a organização em informação dilvulgada.

“De acordo com o Modelo Holístico em Saúde, os profissionais de saúde devem avaliar as vertentes físicas, sociais, psicológicas, culturais e espirituais de cada utente, onde existe uma interligação entre os pensamentos, conceitos e valores de cada um e a sua saúde. A vertente religiosa deve, pois, ser igualmente envolvida neste processo de cuidados em saúde”, acrescenta a nota informativa.

“O colóquio colocará em discussão questões referentes ao limiar da vida de acordo com os preceitos de cada religião/doutrina. Neste âmbito serão convidados líderes de diferentes religiões/doutrinas, nomeadamente budismo, catolicismo, espiritismo (kardecismo) e umbanda (religião de matriz africana), bem como profissionais de saúde, designadamente enfermeiros e fisioterapeutas que atuam nas áreas de cuidados continuados, paliativos e oncológicos”, informam os organizadores.

O programa detalhado pode ser consultado no site do Instituto Piaget. A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

Pub