Breves
Inicio | Sociedade | Cinco centros de saúde com horário alargado para reforço de atendimento em caso de surto de gripe

Cinco centros de saúde com horário alargado para reforço de atendimento em caso de surto de gripe

Os centros de saúde de Portimão, Lagoa, Silves, Faro e Olhão estão funcionar até às 22:00 para reforçar o atendimento em caso de um eventual surto de gripe, podendo a medida ser alargada a outros centros de saúde, dependendo da afluência de utentes.

No fim de semana da passagem de ano foram atendidas 950 pessoas nesses cinco centros de saúde algarvios, informou na terça-feira a Administração Regional de Saúde do Algarve.

De acordo com o presidente da ARS/Algarve, citado em comunicado, “todas as unidades de saúde da região estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento de afluência de utentes aos seus serviços”.

João Moura Reis deslocou-se nos últimos dois dias às unidades de saúde que estão com horário alargado “para dar uma palavra de incentivo aos profissionais de saúde nesta fase de maior pressão”, aproveitando para se vacinar contra a gripe e reforçar a mensagem da importância da vacinação, sobretudo nas pessoas a partir de 65 anos ou que pertençam a grupos de risco.

Em articulação com os estabelecimentos de saúde, a ARS/Algarve está a monitorizar a afluência aos centros de saúde e urgências hospitalares, de modo a avaliar a necessidade de reforço de recursos humanos ou alargamento de horário, para fazer face a um eventual acréscimo de utentes e responder atempadamente à possibilidade de um pico do surto gripal.

A medida insere-se no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2016/2017, e tem como objetivo reforçar “a prestação de cuidados de saúde à população, nomeadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias”.

Assim, a consulta aberta nos centros de saúde de Faro e Olhão funcionará, todos os dias, das 09:00 às 22:00. No caso dos centros de saúde de Portimão e Silves funcionará, também todos os dias, mas das 08:00 às 22:00. Já no centro de saúde Lagoa, o horário será das 14:00 às 22:00, de segunda a sexta-feira.

com Lusa

Verifique também

Crematório em Faro avança após diferendo de oito anos

A cidade de Faro vai ter um crematório, a instalar no novo cemitério da cidade, …