Pub

O prelado começou por fazer uma introdução geral à temática, onde para além da apresentação da noção de vida consagrada, apontou a especificidade da sua missão no mundo e na igreja.

Apresentou de seguida várias tipologias de vida consagrada, realçando aquelas que têm expressão na diocese algarvia.

Por fim, alertou para uma necessidade constante de renovação da vida consagrada, para que acompanhe, de acordo com os vários carismas, as necessidades do tempo presente.

Para terminar a parte da manhã, os vários consagrados presentes entre o clero apresentaram os vários carismas existentes entre as congregações masculinas com sacerdotes a trabalhar no Algarve. A apresentação iniciou-se com a Congregação do Espírito Santo, apresentada pelo padre José Cunha, CSSp, pároco de São Brás de Alportel. Seguiu-se depois o frei José Quintã, OFM, membro da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Posteriormente, D. Manuel Quintas abordou a Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) devido à ausência dos padres dehonianos por motivos de força maior. De seguida, o padre Domingos Costa, SJ, apresentou a Companhia de Jesus, a sua história e o seu carisma. Quase a terminar, foi o padre Manuel Leitão Marques, CMF, a apresentar os Missionários do Coração de Maria (Claretianos). Por último, e antes da Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve, foi o padre José Manuel Pacheco, da Congregação do Santíssimo Redentor, CSSR, a falar da missão e carisma da referida congregação de que é membro.

Na parte da tarde, o clero presente em conjunto com o Bispo diocesano recebeu a Junta Regional eleita do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O chefe José João Cercas, chefe regional eleito, apresentou a equipa e agradeceu o apoio dado ao CNE por todos os párocos, assistentes de agrupamentos.

Seguidamente, o padre Carlos de Aquino, secretário do Conselho Presbiteral Diocesano, apresentou aos presentes o memorando com o essencial da última reunião do referido conselho.

Por fim, o padre Mário de Sousa, director do CEFLA – Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve, apresentou as actividades da escola de leigos para o Barlavento algarvio, bem como as II Jornadas Bíblicas dedicadas a São Lucas e que ocorrerão no Centro Pastoral de Ferragudo a 6 de Março.

A tarde terminou com as habituais reuniões de vigararia, onde, entre outros temas, foram marcadas as confissões para a Quaresma que se avizinha.

Pub