Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Igreja | Comunidade algarvia das Carmelitas Descalças iniciou os “Encontros no Silêncio” para jovens

Comunidade algarvia das Carmelitas Descalças iniciou os “Encontros no Silêncio” para jovens

A comunidade algarvia das Carmelitas Descalças começou ontem a promover um conjunto de encontros, destinados a jovens a partir dos 18 anos de ambos os sexos, que para além de um espaço de oração pretende também contribuir para o seu discernimento vocacional.

O primeiro dos “Encontros no Silêncio”, que teve lugar no Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, constituiu uma proposta de oração marcada pelo silêncio, partindo da perspetiva de Santa Teresa de Jesus.

Num ambiente espiritual de recolhimento e reflexão, no interior do próprio mosteiro carmelita, o encontro propôs aos três jovens participantes (duas raparigas e um rapaz), todos da própria comunidade de São Paulo (pertencente à paróquia de São Pedro de Faro) ali sedeada, uma paragem na vida corrida do dia-a-dia com momentos de silêncio intercalados com outros de diálogo e partilha.

Ao Folha do Domingo, a irmã Lúcia Maria explicou que os encontros terão sempre a mesma “coluna vertebral” constituída por uma passagem do evangelho e pela reflexão de um santo carmelita. “A grande caraterística da oração teresiana e carmelita é este silêncio, é estarmos de coração a coração com Jesus”, realçou a religiosa, acrescentando que a leitura bíblica “é muito importante na oração silenciosa porque é a palavra de Jesus”.

Por outro lado, a irmã carmelita sublinha que os encontros pretendem ajudar os jovens a “descobrir objetivamente a sua vocação”. “É um contributo para estarem a sós com Jesus e perguntarem: A minha vocação é o matrimónio? É ser consagrado? É ser sacerdote?”, sustenta.

O encontro terminou com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre António de Freitas, na capela daquele mosteiro. Os “Encontros no Silêncio” decorrerão sempre nas manhãs dos primeiros sábados de cada mês, a partir das 9h45.

Verifique também

Novos órgãos sociais da Cáritas do Algarve foram nomeados e empossados para novo quadriénio (corrigida)

A Cáritas Diocesana do Algarve tem novos órgãos sociais nomeados pelo bispo do Algarve que …

Deixe uma resposta