A comunidade brasileira residente no Algarve volta a associar-se à celebração no Brasil do Dia Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira daquele país, que se assinala a 12 deste mês, e para assinalar a efeméride participarão amanhã, 8 de outubro, na eucaristia na igreja de São Pedro de Faro.

A iniciativa, promovida pela paróquia de São Pedro de Faro em colaboração com o Consulado-Geral do Brasil, será presidida pelas 18h pelo pároco, cónego Carlos César Chantre.

Em 2017, foram comemorados os 300 anos da recolha da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, por três pescadores, que no porto de Itaguaçu viram nas suas redes o corpo de uma estátua partida, na altura do pescoço e, num segundo momento, a cabeça: juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de ‘Aparecida’, nome consagrado pela devoção popular, que a levou a ser proclamada rainha (1904) e padroeira do Brasil (1930), sendo o santuário declarado de âmbito nacional (1984).