Inicio | Igreja | Comunidade jesuíta no Algarve promove atividades no presente ano pastoral 2016/2017

Comunidade jesuíta no Algarve promove atividades no presente ano pastoral 2016/2017

jesuitasConstituída pelos padres Domingos da Costa, Francisco Ferreira de Campos, Frederico Cardoso de Lemos e Nuno Tovar de Lemos, a comunidade algarvia dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas), sedeada em Portimão, está a levar a cabo um conjunto de atividades durante o presente ano pastoral de 2016/2017.

O programa de atividades teve início o mês passado, no dia 27, com o primeiro encontro de preparação de pais e filhos com menos de seis anos para o sacramento do batismo. Estas formações têm continuidade durante cerca de oito semanas e são realizadas em duas épocas distintas: outono e primavera. Nesta última, terão início a 23 de março de 2017. Para as crianças com seis ou mais anos, pais e padrinhos, a preparação para o sacramento é feita no contexto da catequese.

Já no dia 31 de outubro realizou-se o encontro intitulado “Quando a Família se senta à mesa”. A iniciativa, que teve início com um painel de testemunhos, refletiu sobre aquele momento da vivência familiar e procurou apresentar sugestões.

No passado dia 1 deste mês teve início o primeiro encontro quinzenal de formação cristã que se realizará quinzenalmente à quinta-feira, das 21h às 22.15h, até ao final de junho de 2017. ´

Na última quarta-feira, realizou-se a apresentação dos “Exercícios Espirituais no dia-a-dia”, uma iniciativa que durará cerca de seis meses e que visa a implementação de um tempo diário de oração na vida corrente. De 15 em 15 dias, depois do jantar, haverá um encontro com todos aqueles que se propuserem implementar esta prática e também quinzenalmente cada pessoa terá um encontro pessoal com o orientador.

No próximo dia 8 de dezembro realizar-se-á no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, um “Dia de Retiro” de Advento que se repetirá na Quaresma, a 5 de março. Estes dois dias de retiro espiritual com o mesmo formato têm início desde a manhã até ao final da tarde.

De 13 a 15 de janeiro de 2017, com início na sexta-feira à noite, terá um fim-de-semana de esclarecimento de dúvidas de fé e no fim-de-semana de 27 a 29 daquele mês um Curso de Autoconhecimento que “pretende ajudar cada um a entender a sua personalidade e a perceber como pode crescer a partir do ponto em que se encontra”.

Para o mês de fevereiro, de 3 a 5, está agendada a vinda de um grupo de cerca de 60 jovens do Colégio de São João de Brito neste fim-de-semana que irá, entre outras atividades, intituladas “RockStock”, realizar um concerto de música rock.

Em março, para além do início da segunda época de encontros de preparação de pais e filhos para o sacramento do batismo e do retiro quaresmal já mencionados, irá realizar-se no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, a “Escola de Oração” nos dias 11 e 12, um fim-de-semana para “aprender e treinar maneiras diferentes de rezar”.

No mesmo mês realizar-se-á no dia 18 à tarde um encontro com o padre Vasco Pinto Magalhães sob o tema “Envelhecer com graça” e nos dias 25 e 26 uma ação de formação orientada pela irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria, que é também postuladora da causa de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da causa de beatificação da irmã Lúcia, que irá procurar responder à pergunta “O que aconteceu em Fátima?”.

Em abril, realiza-se no dia 2 uma “Caminhada de Pais e Filhos” na natureza. Pelo caminho será celebrada eucaristia e realizar-se-á um piquenique com atividades para os mais novos.

O fim-de-semana de 8 e 9 será de formação para os casais sobre as questões conjugais orientado por um casal vindo de Lisboa e, de 28 de abril a 1 de maio, decorrem “Exercícios Espirituais” na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, um retiro espiritual de silêncio com início na sexta-feira à noite.   

No dia 29 de abril realiza-se o “Dia de Santa Catarina”, retomando uma tradição antiga da paróquia de Nossa Senhora do Amparo em honra de Santa Catarina, padroeira dos estudantes. O encontro, das 21h às 22.30h, será, por isso, para jovens que terão oportunidade de apresentar dúvidas de fé. Nos dois dias seguintes, sábado e domingo, respetivamente das 9.30h às 19.30h e das 10h às 16h, os orientadores responderão, por áreas temáticas, a essas questões.

Em maio, de 12 a 14 realizar-se-á uma peregrinação de jovens a Fátima.

Para além destas e de outras atividades (como a “Noite Inaciana” já divulgada), os sacerdotes jesuítas acompanham ainda o “Grupo Inaciano”, que reúne quinzenalmente para aprofundar temas da espiritualidade de Santo Inácio de Loiola para tentar aplicá-los à vida através do estudo, da vivência e da partilha, e um grupo de Lectio Divina (leitura orante da Bíblia) também com reuniões quinzenais à terça-feira das 21h às 22h que teve início na passada terça-feira.   

Os interessados em saber mais informações ou em participar nestas atividades poderão contactar a paróquia de Nossa Senhora do Amparo através do telefone 282419001 ou do email igrejaamp@gmail.com.

O superior provincial da Companhia de Jesus explicou o ano passado ao Folha do Domingo que a opção tomada por aquele instituto religioso de reforçar a sua presença no Algarve visou iniciar uma presença, não apenas focada em comunidades paroquiais, mas pretende “tentar ensaiar outro modo de presença e outros caminhos”.

Verifique também

Jovens algarvios já preparam a participação no Encontro Europeu de Taizé na Polónia

Os jovens algarvios já começaram a preparar a participação no Encontro Europeu de Jovens de …