Inicio | DA | Conferência Episcopal Portuguesa reelegeu bispo do Algarve para relações com consagrados

Conferência Episcopal Portuguesa reelegeu bispo do Algarve para relações com consagrados

D_manuel_quintas_consagradosA Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reelegeu ontem, em Fátima, o bispo do Algarve como delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada para o triénio 2014/2017.

Recorde-se que D. Manuel Quintas pertence ele próprio a um instituto religioso, a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), e que já desde novembro de 2011 vinha desempenhando estas funções, acrescidas às de vogal do Conselho Permanente da CEP para as quais foi eleito logo em maio daquele ano, mas que agora cessa.

Recorde-se que o prelado desempenhou funções na CEP, entre 2003 e 2008, como presidente da então Comissão Episcopal das Missões.

Ontem foram igualmente reeleitos D. Manuel Clemente, como presidente da CEP, e D. António Marto, como vice-presidente. Foi ainda realizada a eleição dos bispos responsáveis pelas sete Comissões Episcopais que coordenam os vários setores da pastoral, sendo que o bispo de Santarém, D. Manuel Pelino é o novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, preside à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade; e o bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, foi reeleito presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Reconduzidos nos cargos foram também o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, na Comissão Episcopal do Laicado e Família; e D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, como presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Para além de D. Manuel Quintas, a Assembleia Plenária elegeu também como delegado da CEP, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, mas para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).

O padre Manuel Barbosa, atual diretor do Secretariado Geral da CEP, foi eleito Secretário da CEP, sucedendo no cargo ao padre Manuel Morujão.

com Ecclesia

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …