Os institutos de inspiração carmelita e teresiana promovem o XI congresso de espiritualidade, com o tema ‘Espiritualidade no feminino’, entre 20 e 22 deste mês, na Domus Carmeli, em Fátima.

“Num mundo e Igreja em mudança acelerada que afetam a família, as comunidades cristãs, as estruturas sociais e políticas, homem e mulher veem-se confrontados com a necessidade imperiosa de se reposicionarem, de ocuparem os seus lugares e responsabilidades numa lógica de igualdade, diferença e complementaridade. E que impactos têm estas mudanças na espiritualidade?”, questiona a organização.

A Ordem do Carmo, a Ordem dos Carmelitas Descalços, as Carmelitas Missionárias, a Companhia de Santa Teresa e a Instituição Teresiana referem que “a espiritualidade é uma das dimensões do ser humano e ser cristão que mais atinge a sua identidade, sensibiliza e abre à mudança”.

“A vida espiritual estimula a renovação das mentalidades, cria uma sensibilidade respeitadora do homem e da mulher, é promotora de direitos, inconformada com ambiguidades e atropelos à dignidade humana. Uma espiritualidade ativa e encarnada, alimentada pela oração, pela Palavra e pelos sacramentos, gera uma grelha de leitura afinada do mundo que nos rodeia, desperta para novas experiências de Deus e desagua em práticas e estilos de vida muito concretos de todos os dias”, acrescentam.

O congresso realiza-se em formato presencial e online. Os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição.