Pub

A Câmara de Silves encerrou no sábado os acessos às zonas de estacionamento da Praia Grande e da praia de Armação de Pêra para evitar a concentração de pessoas junto à orla costeira, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia algarvia adianta que a medida, tomada em articulação com a Autoridade Marítima, visa “acautelar cenários de propagação de covid-19, por concentração de pessoas junto à orla costeira”.

A Câmara de Silves segue, assim, outras autarquias do distrito de Faro que desde a semana passada têm vindo a interditar o acesso às praias dos respetivos concelhos para conter a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

“Como forma de monitorização destas zonas, a autarquia promove periodicamente levantamentos destas zonas através do recurso a um drone, medida que, conjuntamente com o reforço de patrulhamento da GNR e Polícia Marítima, permitirá atuar mais rapidamente em caso de necessidade”, prossegue a nota.

O município aproveitou ainda para sensibilizar a comunidade “para a importância de adoção de comportamentos responsáveis e para a necessidade de todos se manterem em casa, para que, desta forma, se possa ultrapassar esta fase de mitigação por covid-19, a mais grave das fases de resposta a esta pandemia”.

No fim de semana, a Câmara de Albufeira interditou os acessos às praias do concelho, medida que já tinha sido tomada pelas autarquias de Lagos, Lagoa, Loulé e Portimão.

Aquelas autarquias decidiram encerrar os acessos às praias depois de se ter verificado um aumento do número de pessoas que se deslocavam para passeios nessa zona, criando aglomerados que comprometiam as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades sanitárias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 750 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 36 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 148.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Pub