Pub

Dulce Félix não deu hipóteses à concorrência. Após forte ataque a meio da prova, isolou-se e cortou a meta do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor em 1.º lugar, com 26:09. Sara Moreira, do Maratona, cortou a meta 33 segundos depois, e a algarvia Ana Dias terminou a prova em 3.º lugar com a marca de 26:50. Destaque também para Fernanda Ribeiro, que aos 40 anos, alcançou um nono lugar que lhe pode valer a chamada para a selecção nacional para os Mundiais da Polónia, no final de Março. A triatleta Vanessa Fernandes também participou, em representação do Benfica, tendo terminado na 14.ª posição, com 28:24 minutos. Em equipas, o Maratona não deu hipóteses à concorrência.

Na prova masculina, o marroquino naturalizado português Yousef el Kalai, sagrou-se Campeão nacional em corta-mato ao serviço da Conforlimpa. A prova, na distância de 12 quilómetros, deu a vitória esperada ao queniano Mark Bett, com 35.20 minutos, seguido de Yousef el Kalai, com 35.34, segundo no Cross das Amendoeiras, primeiro nos Campeonatos de Portugal. El Kalai, 29 anos, naturalizado português e há vários anos a trabalhar em Portugal, superiorizou-se aos seus colegas de equipa Hélder Órnelas, segundo com 35.38, e Manuel Damião, 35.43.

A Conforlimpa conquistou o título nacional por equipas, com a pontuação máxima: 10 pontos, correspondentes à soma dos lugares em que se classificam os primeiros quatro atletas de cada equipa a cortar a meta.

Visivelmente satisfeito, encontrava-se o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, que destacou “o carácter verdadeiramente transversal deste fim-de-semana de provas que envolveu milhares de pessoas que participaram neste evento que vai muito além da própria prova que se realiza no domingo”. O autarca deixou também “uma palavra de apoio a todos os parceiros que colaboraram nesta organização, entre clubes, associações e empresários” e lembrou que “em Dezembro esta mesma pista irá acolher o Campeonato Europeu de Corta-Mato, uma prova de grande envergadura que irá mobilizar milhares de participantes.”

Refira-se que o Corta-Mato Escolar, prova que integra o programa do Cross, decorrerá na próxima 4ª feira durante a manhã. A prova, adiada na passada 6ª feira em virtude das condições climatéricas, junta mais de 2000 alunos da comunidade escolar da região.

Clique na foto para ver mais fotos

Pub