Pub

Cruz_europa_jmj1O papa João Paulo II entregou na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1987, cinco cruzes para serem levadas para cada continente.

Cartaz_cruz_jmj
Cartaz

A cruz entregue naquela ocasião ao representante do continente europeu irá iniciar hoje uma peregrinação pelas dioceses portuguesas, com começo no Algarve, como preparação para a próxima JMJ, que terá lugar de 26 a 31 de julho deste ano em Cracóvia (Polónia).

Assim, esta noite, pelas 21h, terá lugar na igreja de Estômbar a vigília de oração para a receção da cruz da Europa que permanecerá no Algarve até ao próximo sábado, 16 de janeiro, dia em que será realizada uma vigília de oração na Sé de Faro, presidida pelas 21h pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, para encerramento da peregrinação e sua entrega à Diocese de Beja.

Segundo o programa divulgado pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, que coordena a passagem da cruz pelo território algarvio, amanhã, às 21h na igreja de Estômbar, será realizada uma oração para os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Portimão.

No dia 13, a cruz seguirá para a Sé de Silves para uma oração, à mesma hora, com os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Loulé e no dia 14 estará na igreja da Luz de Tavira, no mesmo horário, para uma oração com os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Tavira.

No dia 15, a cruz seguirá para Faro, para uma oração na Sé também pelas 21h com os jovens das paróquias que constituem a vigararia de Faro.

A organização da próxima JMJ pretende juntar em Cracóvia as cinco cruzes que circulam pelos cinco continentes à cruz das JMJ, entregue também pelo papa João Paulo II aos jovens do mundo a 22 de abril de 1984, e que já esteve no Algarve em 2003 e 2010.

Pub