Pub

O pároco da freguesia, que alertou os serviços da autarquia para o mau estado de conservação desta peça escultórica, não queria deixar a paróquia sem ver realizada a promessa que fez à população: a conservação e restauro do cruzeiro.

Procurando ajudar ao cumprimento deste compromisso, a Câmara de Faro, através da equipa de conservação e restauro do Museu Municipal, preparou a intervenção para estar concluída antes de Setembro, data da transferência do sacerdote.

A peça escultórica foi alvo de desinfestação, limpeza via húmida e mecânica, tratamento de elementos metálicos, colagens, reconstituição volumétrica, tratamento de juntas de união e aplicação de produto desinfestante com carácter preventivo.

As pernas do Cristo, que foram mutiladas, sensivelmente no final dos anos 90 do século XX, facto que causou grande perturbação junto dos crentes, também serão reconstituídas em pedra, após consenso, entre os técnicos da autarquia e o pároco, ficando deste modo a imagem completa.

A autarquia iniciou ainda, através equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, um processo de limpeza e conservação da estatuária da cidade.

No passado mês de Junho o busto de João de Deus, localizado no Jardim Manuel Bívar, foi alvo de limpeza e desinfestação do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas. No dia 17 de Agosto, iniciaram os trabalhos de conservação da estátua do Bispo D. Francisco Gomes do Avelar, sita no Largo da Sé, cuja intervenção incidirá na limpeza via húmida e química do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas, preenchimento e tratamento de juntas e fissuras. A conclusão dos trabalhos está prevista para início deste mês de Setembro.

O tratamento de conservação e restauro do monumento ao pintor Lyster Franco, sito na praceta com o mesmo nome, será iniciado em seguida.

Pub