O encontro iniciou-se no Colégio de Nossa Senhora do Alto com o jantar que cada participante trouxe para partilhar.
A noite ficou marcada ainda por uma caminhada por grupos pela cidade, culminando com uma vigília de oração na Sé de Faro.
Na manhã seguinte, depois da oração da manhã, iniciaram-se as actividades desportivas. Os cerca de 120 participantes, oriundos de várias paróquias algarvias, puderam usufruir, ao longo de toda a manhã, dos campos do Colégio de Nossa Senhora do Alto. O almoço teve a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e do pároco da paróquia da Sé de Faro que recebeu este ano este encontro anual, o cónego José Pedro Martins.
Entusiasmados com as actividades da tarde, os acólitos dirigiram-se novamente para a Sé Catedral, onde foram recebidos pelo grupo Laudate que apresentou o novo Hino dos Acólitos do Algarve.
O encontro terminou com a Eucaristia presidida naquela igreja pelo Bispo do Algarve.
D. Manuel Quintas manifestou o seu louvor a Deus pelo “serviço, disponibilidade e empenho em servir bem ao altar” dos acólitos algarvios e desafiou assembleia presente a “escutar, conhecer, seguir e servir” Jesus.
Lembrando que “também o acólito serve de maneira particular o altar e a liturgia”, o prelado considerou o ministério dos acólitos “um serviço muito importante que exige que seja feito com fé, amor e interioridade”.
O CDA fez um “balanço positivo” deste encontro, esperar de esperar mesmo assim uma maior participação de acólitos algarvios.