Inicio | Igreja | Dia Diocesano do Catequista reuniu cerca de 300 catequistas algarvios na Penina

Dia Diocesano do Catequista reuniu cerca de 300 catequistas algarvios na Penina

Dia_diocesano_catequista_2018 (17)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O Dia Diocesano do Catequista reuniu no passado sábado na Penina, em Alvor, cerca de 300 dos quase 1.100 que a Diocese do Algarve tem ao serviço nas 80 paróquias do Algarve para a formação de cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

A iniciativa, promovida pelo Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve no Centro Apostólico de Santo André, teve início com a oração da manhã, após o acolhimento, seguindo-se a apresentação dos presentes e a conferência do padre António de Freitas sobre a carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, intitulada «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo».

Dia_diocesano_catequista_2018 (15)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O sacerdote instou os catequistas à “urgência de fazer da catequese um encontro” com Jesus e lembrou que a catequese tem de “passar do modelo escolar ao catecumenal”.

Dia_diocesano_catequista_2018 (35)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois da formação teve lugar a celebração da eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, na igreja da Penina. D. Manuel Quintas destacou o serviço dos catequistas, realizado “sempre com muita generosidade” e “com o sentido e consciência” de ser “uma missão que brota do próprio batismo”.

Dia_diocesano_catequista_2018 (34)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O prelado exortou à fé aqueles educadores. “Os catequistas devem ser, antes de mais, homens e mulheres de fé, fé viva, porque só assim é que é possível que sejam homens e mulheres do encontro com Cristo”, afirmou, considerando que só assim serão “homens e mulheres do anúncio e do testemunho”. “Os catequistas são aqueles que, encontrando-se com Cristo, O anunciam aos outros”, concluiu.

No final, o bispo diocesano agradeceu o serviço dos catequistas nas paróquias algarvias e ao Secretaria da Catequese da Diocese do Algarve “por todo o serviço que presta”.

Dia_diocesano_catequista_2018 (76)
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois do almoço, a tarde prosseguiu com momentos de animação e convívio e com a entrega dos certificados aos participantes do Curso de Iniciação de Catequistas, realizado em Ferragudo em 2017, e concluiu-se com oração final e o momento de encerramento da jornada.

Verifique também

Missa de abertura do ano académico da UAlg, com bênção do traje, apelou à defesa da “herança” da fé

Cerca de 50 estudantes, professores e funcionários da Universidade do Algarve (UAlg) e alguns familiares …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR