Inicio | DA | Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se com encontro nas Ferreiras

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se com encontro nas Ferreiras

DeficienciaNo contexto do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, será realizado na igreja das Ferreiras, no concelho de Albufeira, no dia 1 daquele mês, das 10.30h às 17h, um encontro para pessoas portadoras de deficiência e suas famílias.

Promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em novembro de 2010 no âmbito da Pastoral Social, a iniciativa, sob o tema “Quebrar Barreiras”, terá início pelas 10h com o acolhimento dos participantes, seguindo-se a realização de uma gincana organizada pela APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve.

Às 10.45h realizar-se-á uma mesa redonda sob o tema “Uma vida que chega e ou se anuncia diferente – como alimentar a esperança?” com testemunhos de uma mãe que soube durante a gravidez da deficiência do seu filho, de um casal, pais de um adolescente com síndrome de Asperger e de uma profissional de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Seguir-se-á a exibição de vídeos sobre barreiras ainda a quebrar nesta área, concretamente a apresentação de um trabalho sobre a acessibilidade nos transportes públicos.

Depois do almoço partilhado entre os participantes, terá lugar a conferência sobre o tema “Olhar a pessoa e as suas capacidades ao nível da família, da sociedade e da fé”, da responsabilidade de Teresa Venda, da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Às 16h será celebrada eucaristia e o encontro, divulgado no dia 21 do passado mês de setembro, terminará com a realização de um ‘flashmob’.
Os interessados em participar deverão confirmar a sua presença até ao dia 25 deste mês através dos telefones 926284413 ou 910231076 ou dos emails joelpires13@gmail.com ou spastoral.pessoascomdeficiencia@gmail.com.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1998 com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.

Verifique também

Insólito: Solo “engole” carro em Olhão devido ao rebentamento de uma conduta

O rebentamento de uma conduta na via pública, em Olhão, provocou hoje a queda de …