Pub

A Diocese do Algarve lançou ontem a campanha para a catequese de preparação para a Páscoa.

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, que promove anualmente a iniciativa, adotou este ano a proposta de caminho quaresmal desenvolvida pela Cáritas Nacional.

O organismo diocesano realça que a campanha “vem ao encontro do caminho” que nos últimos anos tem vindo a ser feito de “uma maior transversalidade” das suas iniciativas “com vista a uma maior comunhão”. “Cremos que assim poderemos fazer um útil caminho que nos conduzirá realmente à Manhã de Páscoa, com espírito renovado”, acrescenta na informação enviada aos sacerdotes, diáconos, religiosas e catequistas.

O Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) sublinha os “vários momentos de oração, partilha e doutrina” da proposta adotada que se integra na Semana Nacional Cáritas que se assinalará entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O itinerário quaresmal, que pode ser realizado individualmente, em família ou em comunidade paroquial, estrutura-se alternadamente em quatro dimensões – orar, fazer, partilhar e conhecer – com desafios correspondentes para cada dia. Estes podem passar por ler uma passagem do evangelho e meditá-lo, rezar por aqueles que estão doentes e pelas suas famílias, fazer um telefonema a uma pessoa amiga ou familiar que não se contacta “há muito tempo”, enviar uma mensagem aos profissionais de saúde ou comprometer-se em alterar hábitos para cuidar do planeta.

Deste modo, a campanha propõe um caminho de transformação interior, na relação com o mundo e com os outros. Tem ainda previsto um gesto de partilha e “todas as doações serão canalizadas para a intervenção nacional das 20 Cáritas Diocesanas”.

As paróquias são ainda convidadas a partilharem as suas iniciativas através das redes sociais, identificando a Cáritas (@caritasportuguesa) sempre que possível.

Todos os materiais necessários para a campanha estão disponíveis no sítio da Cáritas em www.caritas.pt/calendario.

“Entre outras ofertas que poderão enriquecer esta vivência”, o SDCIA propõe ainda o acompanhamento em família da programação quaresmal divulgada pela Diocese do Algarve.

A Quaresma é um período de 40 dias (excetuando os domingos) que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Pub