Pub

O Domingo de Páscoa será precedido pela Semana Santa, que tem o seu início no Domingo de Ramos, ao longo da qual, mas especialmente durante o Tríduo Pascal, os cristãos celebrarão os mistérios da paixão, morte, sepultura e ressurreição de Cristo, mistérios maiores da fé cristã, daí que essa semana seja também chamada Semana Maior.

Em todas as comunidades paroquiais do Algarve será celebrada a Páscoa. Para além das tradicionais procissões da paixão, que acontecem principalmente na noite de Sexta-feira Santa, merecem destaque a missa Crismal, que na manhã de Quinta-feira Santa, 1 de Abril, reunirá pelas 10 horas todo o presbitério algarvio sob a presidência do Bispo diocesano e a Vigília Pascal, na qual cinquenta e dois adultos não baptizados, receberão os sacramento da iniciação cristã, baptismo, crisma e eucaristia, culminando alguns anos de formação e introdução à vida cristã. Esses eleitos, receberão o baptismo e os outros sacramentos nas respectivas comunidades paroquiais, com excepção dos catecúmenos da cidade episcopal que receberão os sacramentos das mãos de D. Manuel Neto Quintas na vigília pascal que decorrerá na Sé Catedral de Faro, na noite de Sábado Santo.

Com relevo, face à sua singularidade tipicamente algarvia, são de referir ainda as procissões eucarísticas da ressurreição, que têm lugar na manhã do Domingo de Páscoa, sendo a mais expressiva e florida a que tem lugar em São Brás de Alportel.

Os horários da Semana Santa no Algarve estão disponíveis para consulta aqui.

Pub