Arrancou no passado dia 31 de janeiro a formação inicial para catequistas, promovida em regime misto, presencial e online, pela Diocese do Algarve através do Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA).
A iniciativa, denominada ‘Ser Catequista’, está a ser participada por 41 catequistas das paróquias de Albufeira (2), Alvor (1), Castro Marim (1), Ferreiras (4), Fuseta (2), Lagoa (2), Lagos (6), matriz de Portimão (5), Monchique (1), Nossa Senhora do Amparo de Portimão (5), Olhão (4), Parchal (1), São Pedro de Faro (3), Silves (1) e do vicariato da Pedra Mourinha de Portimão (3).

A formação teve início no dia 31 de janeiro no Centro Apostólico de Santo André, na Penina, paróquia de Alvor, com os temas “A alegria do encontro com Jesus Cristo” e “O encontro com Cristo Ressuscitado”, orientados pelo padre Pedro Manuel, e o tema “Jesus revela-nos o Pai”, orientado por Madalena Martinho.

No dia 03 de fevereiro, a sessão online, sob o tema “Os interlocutores da catequese”, foi orientada pelo padre Pedro Manuel.

No passado sábado, a formação presencial no complexo paroquial das Ferreiras contou com o tema “O Espírito Santo, Senhor que dá a vida”, orientado pela irmã Arminda Faustino; o tema “A Igreja, Comunidade dos discípulos de Jesus” foi orientado pelo padre Pedro Manuel; e o tema “Celebração «Esta é a nossa Fé, esta é a fé da Igreja»” foi orientado por Ricardo Starkey. Ontem, na sessão online, o tema “A pedagogia de Jesus” foi orientado pela irmã Arminda Faustino.

No próximo dia 14 de março, a formação presencial será no Centro Pastoral de Santa Luzia e terá como formadores Gonçalo Santos para o tema “Deus fala ao Seu Povo”, Helena Gonçalves para o tema “Jesus é a Palavra de Deus (Maria e a Palavra)” e a irmã Arminda Faustino para o tema “Pedagogia e metodologia do encontro”.

No dia 15 de março, a sessão online, sob o tema “A comunidade cristã, lugar da catequese”, será orientada pelo padre Pedro Manuel. A formação será encerrada com uma celebração final no dia 20 de março, intitulada “Chamados e enviados”, pelas 21h, em local a indicar.

O ‘Ser Catequista’ é o primeiro recurso na reformulação da formação para catequistas em Portugal e veio substituir o ‘curso de iniciação catequética’, que estava em vigor há cerca de 25 anos.










