Inicio | Igreja | Diocese do Algarve iniciou preparação para o IX Encontro Mundial de Famílias

Diocese do Algarve iniciou preparação para o IX Encontro Mundial de Famílias

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Diocese do Algarve, através do seu Sector da Pastoral Familiar, promoveu no passado dia 21 de abril um encontro de casais com vista à preparação para o IX Encontro Mundial de Famílias com o papa, que se realizará, em agosto, na cidade de Dublin (Irlanda).

A iniciativa, participada por 48 pessoas (24 casais), teve lugar na paróquia das Ferreiras e serviu para apurar a disponibilidade para a participação no encontro mundial de agosto que será participado por três casais e um sacerdote do Algarve. Foi ainda feita uma apresentação sumária das catequeses preparatórias para aquele encontro com o papa Francisco que todas as paróquias da diocese algarvia foram convidadas a realizar.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O encontro, que contou com a participação do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e do assistente do Sector Diocesano da Pastoral Familiar, o cónego Carlos César Chantre, analisou ainda o panorama da pastoral familiar nas paróquias e vigararias (conjunto de várias paróquias) de origem dos participantes e a aplicação da exortação apostólica Amoris Laetitia [A alegria do amor] de Francisco. O papa já manifestou o desejo de que as famílias possam “aprofundar a reflexão e a partilha dos conteúdos da exortação apostólica pós-sinodal.

Foi ainda feita a apresentação da última exortação apostólica papal Gaudete et Exsultate [Alegrai-vos e Exultai], enquadrada na dinâmica das catequeses preparatórias do encontro de Dublin.

Na sequência do encontro de dia 21 de abril, as paróquias constituintes da vigararia de Faro decidiram já promover as catequeses preparatórias nos dias 10 e 24 de maio e 7 de junho, no salão da paróquia de São Luís, sempre com início pelas 21h30, sendo estas precedidas por um encontro introdutório já na próxima quinta-feira, 3 de maio, à mesma hora e no mesmo local.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Foi ainda decidido realizar depois do encontro de Dublin, a partir de setembro deste ano e em datas a anunciar, mais quatro catequeses que servirão para partilha da vivência e das conclusões do evento.

O IX Encontro Mundial de Famílias vai decorrer de 22 a 26 de agosto de 2018, tendo como tema ‘O Evangelho da família, alegria para o mundo’, e será o primeiro Encontro Mundial depois das assembleias do Sínodo dos Bispos dedicadas às questões do matrimónio e da vida familiar.

Os Encontros Mundiais das Famílias iniciaram-se na cidade de Roma, em 1994, repetindo-se a cada três anos; a última edição aconteceu na cidade norte-americana de Filadélfia.

Verifique também

Bispo do Algarve presidiu à nova memória litúrgica de Maria, ‘Mãe da Igreja’

O bispo do Algarve lembrou ontem à noite na Sé de Faro a certeza que …

Deixe uma resposta