Inicio | Igreja | Diocese do Algarve promoveu Jornada Bíblica para “despertar para uma maior consciência da missão”

Diocese do Algarve promoveu Jornada Bíblica para “despertar para uma maior consciência da missão”

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Diocese do Algarve promoveu no passado sábado a VIII Jornada Bíblica da Diocese do Algarve, que decorreu no seu Centro Pastoral e Social em Ferragudo com a presença de 67 participantes.

O encontro, levado a cabo através do entro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), teve como tema como tema “A missão evangelizadora na Igreja das origens” e o bispo do Algarve considerou-o “muito oportuno”, “correspondendo ao apelo do papa com a instituição do Outubro Missionário no próximo ano”. “Aprofundar este tema é, certamente, responder, antes de mais, a uma obrigação batismal, pessoal, de anunciar, de testemunhar o evangelho”, afirmou D. Manuel Quintas.

O prelado disse que a Jornada Bíblica deste ano ajudou a “despertar para uma maior consciência da missão”. “Penso que as duas conferências do padre Mário nos ajudaram a isso. Ajudaram-nos a revisitar as comunidades cristãs primitivas, a missão evangelizadora da Igreja nas origens, ajudaram no retomar desta consciência de que a missão é de cada um de nós”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo diocesano disse ainda que a formação, através da reflexão do padre António de Freitas, contribuiu igualmente para “retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral” das paróquias. “Depois de termos adquirido esta renovada consciência da missão, é importante partir para esta transformação, esta promoção missionária da vida pessoal e da vida pastoral”, acrescentou.

Na primeira parte da jornada, o padre Mário de Sousa defendeu a criação de “equipas evangelizadoras” nas paróquias “que, a partir dos grandes centros evangelizem as comunidades circundantes”.

Na segunda parte do encontro de formação o padre António de Freitas alertou que a paróquia tem de mudar o paradigma, passando a ter em vista a sua dimensão externa.

A Igreja algarvia está a viver, desde o passado dia 21 de outubro, um Ano Missionário que se estenderá até ao dia 20 de outubro de 2019.

Verifique também

Fraternidade de Tavira da OFS promove Semana Missionária com Franciscanos Capuchinhos

A Fraternidade de Tavira da Ordem Franciscana Secular (OFS) vai promover uma Semana Missionária Franciscana …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR