Pub

A Diocese do Algarve está a ser representada no 52.º Congresso Eucarístico Internacional pelo cónego José Pedro Martins e pelo padre Vasco Figueirinha, para além do padre Pedro Manuel, delegado diocesano ao evento.

A iniciativa está a decorrer em Budapeste, na Hungria, desde o passado dia 5 deste mês e estende-se até dia 12.

Cónego José Pedro Martins (E), padre Pedro Manuel (C) e padre Vasco Figueirinha (D)

Os três representantes algarvios inserem-se num grupo de 26 portugueses que é presidido por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e delegado da Conferência Episcopal Portuguesa para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

No artigo enviado ao Folha do Domingo, o padre Pedro Manuel considera o congresso um “tempo de graça por excelência” e acrescenta que “a oportunidade deste encontro é um verdadeiro oásis espiritual de encontro com O Senhor a partir do mistério da Eucaristia”.

O sacerdote realça que os participantes algarvios no congresso não foram “fazer turismo religioso a Budapeste”. “Viemos experimentar a catequese viva que se faz pelo mundo e é isso que queremos levar também nós para a nossa diocese. Olhando a cruz missionária que é símbolo deste congresso e que tem no seu centro uma relíquia da Santa Cruz, também nós seremos enviados como árvores que dêem frutos, e frutos em abundância, para cada um dos nossos lugares”, escreve.

O encontro, que devia ter acontecido em 2020 e devido à pandemia foi adiado, tem como tema: “Todas as minhas fontes estão em Ti. A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã”.

O Papa Francisco presidirá à Celebração Eucarística de encerramento, a 12 de setembro, na Praça dos Heróis, de onde partirá para a viagem à Eslováquia.

com Ecclesia

Algarve em Budapeste, a diocese no Congresso Eucarístico Internacional

Pub