No próximo dia 26 de julho, a Diocese do Algarve volta a promover, após o interregno provocado pela pandemia de Covid-19, a peregrinação diocesana dos avós ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé.
A iniciativa, promovida através do Departamento da Pastoral Social, assinala o Dia Mundial dos Avós que se comemora precisamente a 26 de julho por ser o dia em que se celebra a memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.
A peregrinação, presidida pelo bispo do Algarve, terá como lema “De geração em geração, a sua misericórdia” (cf. Lc 1, 50), tema proposto pelo Papa na sua mensagem para o III Dia Mundial dos Avós. Francisco recorda no texto que este ano “regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude”.
“No tema de ambas, sobressai a «pressa» de Maria (cf. 1, 39) quando visita Isabel, levando-nos assim a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos. O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades. Por sua vez, aos mais velhos, a presença dum jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos”, acrescenta a organização.
O Departamento Diocesano da Pastoral Social refere que os destinatários da peregrinação são os avós e os idosos das comunidades paroquiais, e “muito especialmente aqueles que frequentam os Lares de Idosos, os Centros de Dia, os Serviços de Apoio Domiciliário e outras valências das Instituições Sociais da Igreja, Misericórdias, Centros Sociais Paroquiais, Cáritas e outros Movimentos/Serviços eclesiais”. “A nossa peregrinação será assim uma oportunidade festiva para que os avós e os idosos, particularmente os que residem em zonas mais distantes ou vivem institucionalizados e dependem do apoio e do transporte disponibilizado pelas Paróquias ou pelas Instituições Sociais, possam visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade -Mãe Soberana, tão querido do povo algarvio”, acrescenta-se.
O programa da peregrinação terá início pelas 15h com a receção dos peregrinos e acomodação, seguindo-se a recitação dos mistérios do rosário pelas 15h30 e a Eucaristia às 16h.
O número dos peregrinos de cada paróquia/instituição deverá ser indicado até ao dia 21 de julho através do email servicosdepastoral@diocese-algarve.pt.