Pub

Diogo_morgadoDiogo Morgado, que ficou internacionalmente conhecido após a sua participação como Jesus Cristo no filme “O Filho de Deus”, veio o passado fim-de-semana diretamente de Hollywood para gravar uma curta-metragem no Algarve, escrita e realizada por Sonat Duyar e produzida pela New Light Pictures, produtora de Almancil.

O ator recebeu o guião de “Presa” por e-mail e ficou tão impressionado com a história e com o trabalho desenvolvido por esta pequena e jovem produtora independente, que se disponibilizou para fazer uma participação pro bono no projeto. “Recebo com frequência convites para participar em curtas, e esta foi de longe das melhores curtas que eu já li”, considerou numa entrevista.

O projeto foi filmado em Almancil e Faro, com o trabalho voluntário de uma equipa que envolveu um total de quase 50 pessoas, apoiadas de diversas formas por numerosas entidades locais, entre as quais se destacam a Junta de Freguesia de Almancil, a Câmara Municipal de Loulé, o Dona Filipa Hotel, a Associação Social e Cultural de Almancil, os restaurantes “O Gimbras”, “Baixa Hamburgueria”, “Sr. Frango” e “Sushi Pearl”, a maquilhadora e caraterizadora Marisa Francisco, e a PSP de Faro.

Contando adicionalmente com a participação da atriz Rita Martins e com a cinematografia de Pedro Matos, o projeto pretende concorrer aos grandes festivais internacionais de cinema para representar o que de melhor se faz no cinema português.

O realizador Sonat Duyar prefere manter algum secretismo em relação ao tema do filme, porque “sendo um filme muito curto, qualquer coisa que se diga acaba por ser logo demasiado”, mas acrescenta estar “super satisfeito com o resultado”. “Acho que temos aqui um produto que vai mexer com as pessoas e deixá-las a pensar. E devo tudo à maravilhosa equipa que conseguimos reunir para dar vida a esta história”, acrescenta. Em relação à história, menciona apenas que “é um filme pesado e cru, que retrata sem pudores uma realidade que a maior parte de nós prefere fingir que não existe”.

O filme deverá estar pronto ainda este ano.

Recorde-se que New Light Pictures é uma produtora gerida por jovens almancilenses que ganhou pela primeira vez notoriedade em 2010, com a muito mediática curta-metragem “Comando”.

Pub