Pub

"Ser Cristão na Universidade"

Quartas com Cristo- "Ser Cristão na Universidade" com Irmã Linda Vieira

Posted by Capelania Universidade do Algarve on Wednesday, 6 May 2020

“É importante sermos uma ponte de Deus para os outros. E só o podemos ser ficarmos no meio deles. Temos que ser grandes evangelizadores no meio dos nossos colegas”, afirmou a religiosa da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas) e ex-aluna da Universidade do Algarve.

A irmã Linda Vieira foi a convidada da iniciativa ‘Quartas com Cristo’, promovida ontem pela Capelania da Universidade do Algarve (UAlg), que se realizou desta vez em formato online devido à pandemia do Covid-19, com transmissão em direto na página de Facebook daquele organismo.

Aluna do curso de Educação Social, que terminou em 2005 e que ao tempo se chamava Educação e Intervenção Comunitária, a irmã Linda Vieira, natural de Albufeira, fez os votos perpétuos na sua congregação em 2017 e trabalha na Diocese de Setúbal na área da educação, colaborando com o Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e também numa casa de acolhimento de raparigas em risco.

Ao longo da mesa redonda conduzida por Rodrigo Soares, a oradora convidada desaconselhou intenções proselitistas na vida, e particularmente no meio académico, e desafiou a “descobrir Deus no mundo”. “Tens de falar de Deus com a tua vida”, sustentou, aconselhando a uma aproximação aos não crentes “com muito respeito”, garantindo que se a “vida está cheia de Deus” o testemunho de fé passa “por contágio”. “É preciso tempo e respeito”, reforçou.

Neste sentido realçou que na “vida espiritual em contexto académico é preciso seriedade”. “É incrível ver como Deus nos fala quando percebe que nós estamos a sério”, afirmou, apelando à “perseverança, seriedade e fidelidade”.

Na iniciativa, promovida em parceria com a estrutura da ‘Missão País’ naquela academia, sobre o tema “Ser Cristão na Universidade”, a irmã salesiana pediu aos jovens universitários que “fortaleçam essa luz que se acendeu na ‘Missão País’”, realizada no concelho de Alcoutim de 2 a 9 de fevereiro passado, e desafiou-os a perceberem como é que podem “anunciar melhor” na universidade.

A religiosa, que lembrou ainda as principais etapas, momentos e vivências na sua caminhada cristã e vocacional, advertiu os estudantes que “sem amizade alimentada não há relação fortalecida” e que isso se aplica à relação com Jesus.

O capelão da UAlg, cónego César Chantre, que participou no final da mesa redonda, garantiu que o “grande objetivo” da capelania para o próximo ano letivo é conseguir que, a partir dos elementos participantes da ‘Missão País’, se consiga alargar a “dois ou três estudantes por curso”.

Pub