Pub

Santa_teresa_jesusA congregação das Carmelitas Missionárias promove no próximo dia 17 deste mês um encontro para jovens de reflexão e interiorização pessoal e oração inspirado em Santa Teresa de Jesus.

A iniciativa, que terá lugar na casa de retiros de São Lourenço do Palmeiral, na paróquia de Alcantarilha, a partir das 15h, realiza-se no contexto das comemorações (15 de outubro de 2014 e 15 de outubro de 2015) do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015), também conhecida como Santa Teresa de Ávila.

O encontro, para maiores de 16 anos, intitulado “À descoberta de ti mesmo… com Sta. Teresa de Jesus”, contará com uma dinâmica intitulada “Eu e a oração”, incluirá a celebração da eucaristia e terminará com uma vigília de oração.

Imagem do encontro de jovens
Imagem do encontro de jovens

Os interessados em participar, que deverão levar jantar para partilhar, devem formalizar a sua inscrição até ao dia 11 deste mês através do email jovenscmfaro@hotmail.com ou dos telefones 925541186 ou 289862784

Toda a família carmelita e teresiana tem vindo a preparar desde 2009 este quinto centenário do nascimento desta proeminente figura da vida da Igreja com os mais variados eventos, incidindo sobretudo na leitura, meditação e estudo dos escritos da Santa de Ávila com iniciativas previstas em todas as dioceses de Portugal.

Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e, após ter entrado no convento carmelita de Nossa Senhora da Encarnação, promoveu a renovação da Ordem do Carmo, tendo fundado o primeiro convento da nova família carmelita descalça em 1562, dia em que Teresa mudou de hábito e começou a chamar-se Teresa de Jesus. No século XVI foi responsável pela reforma da Ordem dos Carmelitas em Portugal juntamente com São João da Cruz, processo do qual saiu, em 1593, o ramo dos Carmelitas Descalços.

Teresa de Ávila morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano de 1582 e foi proclamada doutora da Igreja por Paulo VI em 1970.

Pub