Pub

Enfermeira_manuela_venturaA enfermeira algarvia Manuela Ventura lança este mês uma campanha de prevenção e despistagem gratuita de diabetes junto da comunidade portuguesa de Friburgo e de Zurique, na Suíça, disse à Lusa aquela especialista em diabetologia.

De acordo com a Manuela Ventura, a campanha realiza-se a 15 de março em Friburgo e a 21 de março em Zurique em associações portuguesas como a Seleção Portuguesa e o Centro Lusitano.

Com esta campanha, a enfermeira espera “estimular outros enfermeiros a investir mais na prevenção”.

Os testes de despistagem de diabetes de tipo 2 vão decorrer em locais associativos portugueses de Friburgo e Zurique, nomeadamente.

Natural de Faro, a enfermeira Manuela Ventura chegou em 1990 à Suíça, onde se especializou em diabetologia e trabalha em Friburgo como enfermeira independente, na área de cuidados ao domicílio.

Em paralelo, está a preparar um estudo sobre o tratamento dos diabéticos nas prisões, que será apresentado pela primeira vez no dia 01 junho 2015 em Montreal, Canadá, no congresso mundial das doenças crónicas (SIDIIEF 2015, na sigla em francês).

A diabetes é uma doença metabólica que destrói as células beta do pâncreas responsáveis pela produção da insulina, uma hormona que regula os açúcares no sangue. Em casos graves, as pessoas com diabetes têm de ser amputadas.

Segundo a especialista, a alimentação tem um papel importante para manter os níveis de açúcares e uma refeição saudável deve ser composta por 50% de legumes, 25% de hidratos de carbono, 25% de proteínas. “Isso é valido para todas as pessoas”, salientou.

Pub