Pub

Esta ação de sensibilização de veraneantes e frequentadores das praias para o perigo de desmoronamento das arribas é promovida pelo Serviço Municipal da Proteção Civil de Albufeira e conta ainda com a colaboração da Autoridade Marítima e da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira.

A iniciativa teve início no passado sábado (7 de julho) nas praias do Inatel e dos Alemães e irá percorrer, até ao dia 25 de agosto, as 25 zonas balneares do concelho albufeirense. A sensibilização é feita através da distribuição de folhetos informativos bilingues (português e inglês), através dos quais se procura alertar para a necessidade de respeitar a sinalização existente como a melhor forma de prevenir e combater os perigos. “Escolha a sombra mais segura… Arribas não são opção” é o conselho deixado aos veraneantes.

“Independentemente dos avisos nas entradas das praias, das obras e contenções realizadas, dos derrubes controlados, é preciso alertar e sensibilizar as pessoas, despertando as suas consciências para um perigo que existe e que cabe a cada um de nós evitá-lo. É essa a missão dos serviços da Proteção Civil de Albufeira nesta campanha”, esclarece Carlos Quintino, vereador do pelouro da Proteção Civil.

A Proteção Civil lembra que “o processo natural de erosão a que estão sujeitas” as arribas coloca-as em “situação de risco”, que se traduz no “perigo de derrocadas ou queda de blocos”. “Deste modo, e porque a natureza é imprevisível, a Proteção Civil alerta para os fatores de risco, aconselha a respeitar a sinalização e a seguir as advertências das autoridades competentes, para que todos possam desfrutar de uma praia em segurança”, refere o folheto.

Recorde-se que, durante o último mês de maio, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve realizou a demolição controlada de arribas de várias praias do concelho de Albufeira.

As ações de sensibilização, que decorrem das 9.30h às 12.30h, irão seguir-se nas praias de Aveiros e Oura (14 de julho), Falésia, Rocha Baixinha e Barranco das Belharucas (21 de julho), Castelo, Coelha, São Rafael e Arrifes (28 de julho), Salgados (4 de agosto), Galé, Evaristo e Manuel Lourenço (11 de agosto), Santa Eulália, Maria Luísa e Olhos de Água (18 de agosto) e Pescadores e Peneco (25 de agosto).

Pub