Pub

Dia_lobito_2013 (4)A Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promoveu no passado fim de semana o Dia do Lobito (escutas entre os 6 e os 10 anos de idade) que reuniu em Albufeira cerca de 320 crianças, acompanhadas por 90 adultos, para comemorar o dia do patrono daquela secção escutista: São Francisco de Assis.

A iniciativa, organizada pelo Departamento Regional Pedagógico da I Secção em colaboração com o Agrupamento 714 de Albufeira do CNE, participada por elementos oriundos dos vários agrupamentos da região do Algarve, desenvolveu-se tendo como pano de fundo um imaginário que teve como lema “Com São Francisco a viajar, o mundo vamos explorar”.

Através de uma história escrita para o efeito, os lobitos, que ficaram acampados no Parque de Campismo de Albufeira, organizaram-se em subcampos identificados com o nome dos continentes, dos quais faziam parte as várias Alcateias (grupos formados pelos Lobitos) representando, cada uma, um país e um animal desse continente.

Do programa do acampamento, para além da eucaristia presidida pelo padre António de Freitas, assistente regional do CNE, destaque para a “Odisseia de São Francisco”, designação dada aos jogos relativos a vários países que terminou com um momento musical no Jardim Engenheiro Duarte Pacheco. Destaque igualmente para a festa noturna “Fungagá da Bicharada”, na qual todas as Alcateias tiveram oportunidade de desfilar encarnando o animal que representavam, e para a “Expo Assislândia”, um espaço para apresentação e divulgação da cultura e tradição de cada um dos países representados no acampamento.

A atividade terminou após a cerimónia de encerramento com as despedidas e agradecimentos e com o tradicional momento do “Adeus”.

Pub