Pub

dia_pioneiro_2014-5
© Samuel Mendonça

Os Pioneiros e Marinheiros (elementos dos 14 aos 18 anos), respetivamente dos ramos terrestre e marítimo, do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da região do Algarve celebraram, uma vez mais, o Dia da III Secção, a que pertencem.

Promovido pela Junta Regional do Algarve do CNE, através do seu Departamento Regional da III Secção, as comemorações do Dia do Pioneiro/Marinheiro decorreram no último fim de semana, 1 e 2 de fevereiro, este ano no sítio dos Montes Elóis, na freguesia de Paderne, onde foi montado o acampamento.

Tendo como tema “Sandálias de Esperança” e como lema “Calça as sandálias e põe-te a caminho”, a atividade na qual participaram 338 elementos, incluindo Pioneiros, Marinheiros e recursos adultos (dirigentes e Caminheiros), foi construída a partir do imaginário da sandália associado a quatro “heróis” – Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II, Gandhi e o Dalai Lama –, apresentados como modelos de vida na transmissão de valores como verdade, amor, amizade, justiça e coragem.

No sábado realizaram um raide de orientação com coordenadas UTM com passagem por alguns pontos de Paderne em que tiveram de desenvolver algumas tarefas de acordo com aqueles valores. Por exemplo, relativamente à amizade andaram a distribuir “abraços grátis” e, no que respeita à coragem construíram uma ponte himalaia por cima de uma ribeira que tiveram de atravessar.

Ao longo do raide tiveram ainda que decifrar frases e elaborar mensagens que depois foram utilizadas para a reflexão à noite no Fogo de Conselho, após o qual se realizou um jogo noturno.

Ontem de manhã, realizaram pequenos jogos de interação que procuraram aprofundar não só o conhecimento e a convivência entre todos, mas também desenvolver o espírito de equipa.

Na preparação do almoço, realizou-se um concurso de culinária e a atividade encerrou após a celebração da eucaristia às 14.30h, presidida pelo assistente regional do CNE, o padre António de Freitas.

Pub