Faleceu hoje a irmã Rosa Larisma Pereira, pertencente à Sociedade das Filhas do Coração de Maria, que foi presidente da Cáritas Diocesana do Algarve durante cerca de 30 anos.
Após ter começado a trabalhar na Cáritas algarvia em 1968, a religiosa lançou a construção do atual edifício do Centro Infantil “O Despertar”, em Faro, valência daquela instituição da diocese algarvia, que substituiu o antigo barracão que acolhia crianças carenciadas no bairro da Carreira de Tiro.
Homenageada pela Cáritas algarvia em 2019 e natural do Azinhal, no concelho de Castro Marim, a irmã Rosa Larisma viveu sempre no Algarve, com exceção de dois anos em que esteve em missão em Angola. Foi ainda presidente do Secretariado Regional do Algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
Faleceu no Lar de Alzheimer e outras demências da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, onde foi acolhida no último ano. O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que ali esteve com ela em março passado no âmbito da visita pastoral que realizou àquela instituição, lamentou hoje a sua morte, considerando-a “uma notável servidora” da Igreja diocesana algarvia.
O corpo da consagrada estará na igreja do Azinhal amanhã, dia 22 de novembro, a partir das 15h30, e a Missa exequial será celebrada no domingo, 23 de novembro, na mesma igreja, a partir das 15h30.










