Breves
Inicio | Sociedade | Faleceu John Stilwell, impulsionador da construção da igreja da Penina

Faleceu John Stilwell, impulsionador da construção da igreja da Penina

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faleceu John Benedict Stilwell, de 92 anos, impulsionador da construção da igreja de Santo André da Penina da paróquia de Alvor e pioneiro do Turismo no Algarve e no país.

A informação foi divulgada esta manhã pelo jornal “Sul Informação”.

John Stilwell, nascido em Portugal, filho de pai britânico e de mãe portuguesa, foi o principal acionista e administrador da Sociedade Turística da Penina, detentora do Hotel do Golfe da Penina (hoje Penina Hotel & Golf Resort), que em 1966 ali criou o primeiro campo de golfe do Algarve.

No dia 30 de novembro de 1974, a igreja da Penina era dedicada após oito anos de construção num terreno cedido pela Câmara de Portimão, junto ao hotel. Para além da sua empreendedora ação para a construção da igreja, John Stilwell ofereceu ainda todas as alfaias litúrgicas e paramentos e ajudou também a edificar outras estruturas de apoio à paróquia de Alvor (incluindo a também a comunidade de Montes de Alvor) e apoiou igualmente aquelas três comunidades cristãs no seu crescimento na fé.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na eucaristia em que se assinalou os 40 anos da construção daquela igreja, no dia 29 de novembro de 2014, na qual John Stilwell foi também homenageado, o bispo do Algarve reconheceu a ação benemérita do falecido. D. Manuel Quintas sublinhou o sentido daquela celebração em “atitude de gratidão e ação de graças”, não apenas pelas quatro décadas da igreja, “mas, sobretudo, por aquilo que motivou a sua construção, graças à ação empreendedora de muita gente e, de maneira particular, do senhor John Stilwell”. “Queremos dar graças a Deus por essa disponibilidade e generosidade tão importante nos dias de hoje para construirmos, a partir do edifício, a Igreja que todos somos de pedras vivas”, afirmou.

Em virtude deste trabalho em prol da Igreja Católica algarvia, John Stilwell recebeu nos anos 90 uma condecoração atribuída pelo papa São João Paulo II.

O funeral de John Stilwell será realizado na próxima segunda-feira, às 15h00, na igreja de Santo André, na Penina.

Verifique também

Ministro da Administração Interna apresentou reforço de meios de segurança para o verão

O ministro da Administração Interna veio ontem ao Algarve apresentar o reforço de meios de …