Pub

A ideia partiu dos Pioneiros do Agrupamento 1324 da Sé de Faro, quando confrontados com o facto de este ano não haver organização regional. “Quando comunicámos aos pioneiros que não iria haver a celebração eles acharam que teriam de organizar alguma coisa, uma vez que é o último ano que o temos como patrono”, explica a chefe Cristina Cruz do mesmo agrupamento, referindo-se ao facto de o CNE passar a adoptar São Pedro como patrono da III secção já a partir de Setembro deste ano. “Escolhido por ter sido o pioneiro da Igreja de Cristo, a rocha sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja, foi também ele o fundador das primeiras comunidades cristãs”, justificou em Março do ano passado o CNE.

Cristina Cruz explica que os Pioneiros do seu agrupamento “organizaram sozinhos a actividade com a condição de convidar outros agrupamentos da região para assinalar este dia”. “Contactámos os restantes agrupamentos da cidade, – uma vez que era em Faro, achámos que todos deveriam organizar a actividade – e tornou-se uma actividade dos três agrupamentos de Faro. A partir daí, divulgámos pela região”, complementa aquela dirigente.

Estiveram presentes 15 dos 32 agrupamentos do Algarve, pois nem todos têm Pioneiros, estimando-se uma participação de cerca de 148 Pioneiros e 30 dirigentes, quase tantos quantos os que costumam participar na celebração do Dia de São João de Brito organizada normalmente pela Junta Regional.

O dia teve início com a formação de novas equipas, compostas por elementos de todos os agrupamentos presentes, com vista à participação no jogo que se iniciou no Largo de São Francisco. Com tarefas a cumprir por diferentes pontos da cidade, os Pioneiros tiveram de passar por vários postos, até chegar à Praia de Faro.

De regresso à cidade, participaram na celebração da Eucaristia das 18h na Sé de Faro e jantaram no campo desportivo do Seminário de São José. Depois do jantar realizaram, em pleno Largo da Sé, o habitual Fogo de Conselho ao redor da fogueira para partilha de momentos de convívio e de oração e regressaram às localidades de origem.

Samuel Mendonça

Clique na foto para ver outras fotos

Pub