Pub

Nesse dia, mais de 150 cidades europeias (incluindo Lisboa, Porto, Faro Coimbra e Funchal) participarão numa corrida pela paz à volta do planeta e irão estar ligadas através de uma transmissão em direto pela Internet. No Algarve, Faro associar-se-á com diversas dinâmicas de celebração e animação.

Recorde-se que a colaboração da região algarvia com esta iniciativa teve início no passado dia 24 de março, com a realização de uma vigília de oração na igreja de Vilamoura participada por cerca de 150 pessoas e promovida por seis movimentos da Igreja católica algarvia e pela Igreja Ortodoxa romena.

No sábado, o programa previsto para Faro tem início com o acolhimento às 11h, no parque de laser das Figuras, frente ao Fórum Algarve, seguindo-se uma atividade Run4unity (já realizada no Algarve em 2005 e 2008), uma estafeta mundial que vai atravessando diferentes fusos horários, protagonizada por jovens de etnias, culturas e religiões diferentes, que correrão juntos por diversos lugares do planeta para testemunhar o seu compromisso com a paz e com a solidariedade.

Após o piquenique para almoço terá lugar uma iniciativa solidária com entrega de alimentos, trazidos pelos participantes, a diversas instituições e momentos artísticos protagonizados por elementos de comunidades estrangeiras.

Às 15.30h, as atividades prosseguem no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, junto ao Teatro Municipal de Faro, com canções de acolhimento, apresentação do “Juntos pela Europa”, uma ligação direta (por vídeo) a Bruxelas, testemunhos de experiências locais (de uma médica, uma estudante e um professor universitários) da vivência do evangelho no quotidiano, um momento musical e apresentação do Manifesto de Bruxelas 2012.

O contacto direto com Bruxelas incluirá a ligação com outras cidades e a apresentação dos respectivos eventos locais; intervenções de Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant’Egídio e do Ministro para a Cooperação Internacional e a Integração do Governo italiano sobre o tema “Europa: para além da crise, a esperança”; um momento criativo sobre uma visão da Europa protagonizada pelo grupo “Teen-agers”; uma mensagem de Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu e um momento musical.

O “Juntos pela Europa”, que tem ainda o patrocínio do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do secretário geral do Conselho da Europa, Thorborn Jogland, e da diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, originou já duas grandes jornadas europeias, em Estugarda (2004) e Alemanha (2007), de onde surgiu o Manifesto ‘os 7 SIMs’ que sublinha em sete pontos o desejo de contribuir para uma Europa unida, apesar das diferenças, numa colaboração efetiva entre os movimentos e aberta a todas as pessoas.

Samuel Mendonça
Pub