Breves
Inicio | Igreja | Festa de S. Francisco de Assis celebrada em Faro sob a presidência do bispo do Algarve

Festa de S. Francisco de Assis celebrada em Faro sob a presidência do bispo do Algarve

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Igreja celebrou na passada sexta-feira a festa litúrgica de São Francisco de Assis (1182-1226).

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Nesse contexto, a comunidade franciscana algarvia reuniu-se em Faro, na igreja dedicada ao santo de Assis (Itália), sob a presidência do bispo do Algarve, para celebrar a chamada festa do “trânsito” do fundador da Ordem dos Frades Menores (franciscanos).

D. Manuel Quintas aproveitou a ocasião para desafiar os presentes a “assumir e cultivar a espiritualidade franciscana, expressa na pequenez e na humildade”. “É a espiritualidade da pequenez, mas não uma pequenez que se anula nas suas qualidades e, sobretudo, nos seus dons. É uma pequenez que significa criar as condições para acolher a pessoa de Cristo”, afirmou, lembrando que “cultivar esta espiritualidade franciscana é também cultivar a harmonia interior e exterior, nomeadamente aquilo que diz respeito à natureza”.

O prelado alertou tratar-se de “um apelo para todos os batizados e não apenas para os que, por vocação, assumem esta espiritualidade na Igreja, como os religiosos, consagrados ou franciscanos a nível secular”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No que se refere concretamente à natureza, o bispo diocesano exortou ao acompanhamento do Sínodo dos Bispos dedicado à região da Amazónia que hoje teve início.

No final da celebração, concelebrada pelos sacerdotes da comunidade algarvia franciscana, o recém-instituído guardião da Fraternidade de Faro da Ordem dos Frades Menores, frei José Henriques, manifestou a vontade dos irmãos franciscanos em continuarem a colaborar a Diocese do Algarve. A eucaristia foi ainda participada pelas irmãs Franciscanas Missionárias de Maria e pelos membros das fraternidades algarvias da Ordem Franciscana Secular, realizou-se a bênção com o relicário de São Francisco e Santo António que foi venerado pelos presentes.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Verifique também

Lausperene da Igreja algarvia concluiu-se com apelo a que se prossiga naquela iniciativa

A Igreja Católica algarvia concluiu na passada sexta-feira a cadeia de oração permanente ao Santíssimo …