Inicio | Cultura | Folha do Domingo celebra centenário com conferência, concerto de Teresa Salgueiro e eucaristia

Folha do Domingo celebra centenário com conferência, concerto de Teresa Salgueiro e eucaristia

© Samuel Mendonça
© Samuel Mendonça

O centenário do jornal Folha do Domingo vai ser assinalado nos próximos dias 18 e 19 deste mês com um conjunto de iniciativas que terão lugar na Sé de Faro, promovidas em conjunto pela direção deste periódico e pelo Cabido daquela catedral.

Recorde-se que foi a 19 de julho de 1914, sob o impulso do então cónego Marcelino Maria Franco que mais tarde viria a ser bispo do Algarve, que nascia este órgão de comunicação da diocese algarvia.

Assim, no dia 18 deste mês, realizar-se-á pelas 21 horas nos claustros da Sé de Faro, uma conferência, intitulada “A Fundação da Folha do Domingo no contexto da Primeira República”, proferida pelo cónego e historiador Joaquim José Duarte Nunes, que foi também diretor deste órgão de comunicação social entre setembro de 1996 e fevereiro de 2000.

Após a conferência seguir-se-á a apresentação do novo sítio da Diocese do Algarve na Internet pelo Sector Diocesano das Comunicações Sociais.

Teresa Salgueiro
Teresa Salgueiro

A noite contará com a interpretação musical da cantora Teresa Salgueiro que apresentará alguns temas do CD “Cânticos da tarde e da manhã”. Os dois grandes tempos diários de oração da Igreja católica – Laudes, pela manhã e Vésperas, à tarde – iniciam-se com hinos, que no disco são denominados «cânticos». Trata-se de textos poéticos que a liturgia universaliza, enquanto que as melodias são assinadas por reputados compositores de música sacra.

Após a interpretação da ex-vocalista do grupo Madredeus, agora numa carreira a solo, a noite será concluída com um cocktail.

No dia 19 de julho, o bispo do Algarve presidirá pelas 9.30h à eucaristia da dedicação da catedral de Faro, comemorativa do centenário do jornal Folha do Domingo.

Verifique também

Livro de Patrícia Palma revela rede de bibliotecas religiosas que contribuiu para cultura escrita no século XVIII

A nova publicação da investigadora algarvia Patrícia de Jesus Palma vem desconstruir “a ideia feita …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR