Breves
Inicio | Política | Governo anuncia no Algarve reforço do apoio ao Turismo

Governo anuncia no Algarve reforço do apoio ao Turismo

Depois de assumir que em Setembro deste ano foram registadas quebras de 8 por cento nas receitas, 6 por cento nas dormidas e 4 por cento nos hóspedes e que foi um “ano muito difícil”, Bernardo Trindade anunciou que o Governo vai lançar um fundo para a captação de congressos.

“A dinamização de turismo de negócios, em particular de congressos de grande dimensão, deverá ser uma linha de actuação prioritária. Para o efeito o Governo pretende criar um fundo específico com uma dotação inicial de um milhão de euros para três anos em parceria com a ANA, Turismo de Portugal e Agências Regionais de promoção turística, para captação de congressos com mais de mil participantes”, declarou.

Ao nível da oferta turística, Bernardo Trindade afirmou que a linha de tesouraria vai ser “reforçada 50 milhões de euros no âmbito do PME Invest, num total de 150 milhões de euros”.

A linha de tesouraria, criada no âmbito das PME destinou-se a apoiar a tesouraria de todas as empresas turísticas portuguesas para financeira as necessidades de fundo de maneio motivadas pela diminuição da procura.

“A linha de tesouraria, em Julho de 2009, cumpriu os seus objectivos”, adiantou Bernardo Trindade, recordando que só no último mês “a taxa de utilização subiu de cerca de 38% para cerca de 75% e nesse sentido decidimos um reforço de 100 milhões para 150 milhões de euros.

O secretário de Estado do Turismo também anunciou hoje que vai ser lançada a nova campanha “Descubra Portugal Maior 2010”, onde se vai investir quatro milhões de euros.

A campanha Descubra Portugal Maior vai ser alargada à vizinha Espanha e às comunidades lusas na África do Sul, Brasil, Venezuela e França.

A simplificação administrativa para garantir ao sector do turismo mais acesso à informação e melhores condições de acesso ao investimento foi outro dos pontos defendidos por Bernardo Trindade.

A secretaria de estado do Turismo está também a trabalhar actualmente na feitura de um plano de gastronomia que envolva os privados, autoridades do turismo regionais e escolas para lançar em breve.

O XXXV Congresso Nacional da APAVT, que teve início hoje no Tivoli Marina em Vilamoura, termina sábado às 19:00 com o ministro da Economia, Vieira da Silva, na sessão de encerramento, adiantou hoje à Lusa o assessor do evento.

Verifique também

Presidente da Câmara de Aljezur diz não ter condições para alojar migrantes trabalhadores de explorações agrícolas

O presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves, disse hoje que nos aglomerados urbanos do …