Pub

Benavente saiu do terceiro lugar da grelha de partida, e cumpriu apenas sete das 42 voltas ao circuito algarvio, tendo abandonado quando seguia na terceira posição, atrás do vencedor da corrida, na altura liderada pelo italiano Francesco Cantando (Singha F1).

O piloto português que à partida tinha esperança de alcançar um lugar no pódio, manifestou-se “desiludido com o azar” que o obrigou a abandonar a corrida.

Segundo Duarte Benavente, o problema mecânico detetado nos treinos livres durante a manhã, “acabou por não ficar resolvido”, e agravou-se nas primeiras voltas da corrida.

“Pensámos que era a bomba “trim”, mas era uma peça do próprio escape, que está partida lá dentro”, explicou o piloto português.

“Infelizmente, hoje fugiu-nos um pódio que estava perfeitamente ao nosso alcance”, lamentou Benavente, ao recordar os tempos alcançados dos treinos livres e cronometrados, e o terceiro lugar na grelha de partida.

“No sábado correu tudo muito bem, fizémos o terceiro melhor tempo, mas infelizmente hoje ficámos afastados”, observou Benavente, acrescentando que “a partida não foi boa”, ao cair para quarto.

“Perdi um lugar mas consegui recuperá-lo e aproximar-se do segundo classificado, e com perspetivas de atacar o primeiro, com um andamento muito bom”, destacou Duarte Benavente, o único piloto português a competir no “circo” da F1 da modalidade.

Ahmad Al Hameli (Abu Dhabi), que nos treinos livres da manhã fez o 15.º tempo, dominou a corrida depois de destronar do comando, à sétima volta, o italiano Francesco Cantando (Singha F1), completando os 45 minutos da prova, com 42 voltas ao circuito de Portimão.

A vitória em Portimão é a segunda consecutiva do piloto dos Emirados Árabes Unidos em Portugal, onde venceu em 2009.

Cantando terminou no segundo posto a 18,78 segundos do vencedor, tendo Thani Al Qamzi (Abu Dhabi) fechado o pódio, a 21,97 segundos do seu companheiro de equipa.

O norte-americano Jay Price (Qatar), campeão do mundo em 2008, terminou na quarta posição a 24,73 segundos de Hameli.

A segunda prova do Mundial de F1 de motonáutica está agendada para os dias 10 e 11 de julho, na Rússia.

Classificação GP F1 de Portugal (42 voltas).

1. Ahmad Al Hameli, EAU, (Abu Dhabi), 45 minutos.
2. Francesco Cantando, Ita, (Singha F1), a 18,78 segundos.
3. Thani Al Qamzi, EAU, (Abu Dhabi), a 21,97.
4. Jay Price, EUA, (Qatar), a 24,73.
5. Pierre Lundi, Sue, (CTIC China), a 41,86.
6. Andy Elliot, GBR, (Qatar), a duas voltas.
7. Fabian Kalsow, Ale, (F1 Atlantic) a duas voltas.
8. Davide Padovan, Ita, (Rainbow), a duas voltas.

Classificação Mundial Pilotos:

1. Ahmad Al Hameli, EAU, (Abu Dhabi), 20 pontos.
2. Francesco Cantando, Ita, (Singha F1), 15.
3. Thani Al Qamzi, EAU, (Abu Dhabi), 12.
4. Jay Price, EUA, (Qatar), 9.
5. Pierre Lundi, Sue, (CTIC China), 7.
6. Andy Elliot, GBR, (Qatar), 5.
7. Fabian Kalsow, Ale, (F1 Atlantic) 4.
8. Davide Padovan, Ita, (Rainbow), 3.

Lusa

Pub