Breves
Inicio | DA | I Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.200 alunos em Portimão

I Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 2.200 alunos em Portimão

Encontro_diocesano_emrc_2014 (13)Cerca de 2.200 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade de mais de 30 escolas do Algarve, participaram hoje no I Encontro Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) em Portimão, promovido pelo Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve.

A iniciativa realizou-se no pavilhão Portimão Arena no âmbito da Semana Nacional de EMRC, promovida desde ontem pelo Departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e que se prolonga até à próxima sexta-feira, tendo como pano de fundo as propostas e desafios saídos do primeiro ano de pontificado do Papa sob o tema “Pelos Caminhos de Francisco”.

Após uma manhã ocupada com atividades lúdicas e desportivas com insufláveis e outras que tiveram de ser transferidas para o interior do pavilhão por causa do tempo muito chuvoso de hoje, o encontro teve continuidade, após o almoço, com a apresentação das escolas presentes, seguindo-se a intervenção da presidente da Câmara de Portimão.

“É muito importante ver tantos jovens na EMRC. Estais no bom caminho. Cristo há-de orientar-vos”, afirmou Isilda Gomes quando subiu ao palco.

O bispo do Algarve, que agradeceu aos jovens estudantes pela sua presença e testemunho, destacou a sua coragem. “Mostrastes que não tendes medo da chuva”, afirmou D. Manuel Quintas, agradecendo também aos professores e à presidente da Câmara de Portimão por ter disponibilizado aquele pavilhão para aquele encontro.

O prelado, que a propósito do tema do encontro, agradeceu também o “testemunho” de “alegria, proximidade e atenção aos outros” do Papa Francisco, pediu a cada participante que procurasse conhecer pelo menos um novo colega de EMRC para que saísse dali “mais enriquecido”. “Força jovens! Com Cristo a iluminar a nossa vida, nada nos meterá medo”, concluiu.

O encontro deste ano, que substituiu os encontro sectoriais que vinham sendo organizados, terminou com um concerto do grupo “X4U” – que ficou conhecido pela sua participação no programa televisivo Factor X – e que levou ao rubro os estudantes.

Acompanhados por cerca de 130 professores, os alunos participantes eram oriundos de escolas do concelho de Albufeira – Francisco Cabrita (Albufeira) e Diamantina Negrão (Ferreiras); do concelho de Faro – Afonso III (Faro), José Neves Júnior (Faro), Montenegro, Poeta Emiliano Costa (Estoi), Santo António (Faro) e Colégio de Nossa Senhora do Alto (Faro); do concelho de Lagoa – Agrupamento Padre António Martins Oliveira (Lagoa); do concelho de Lagos – Tecnopólis (Lagos) e Naus (Lagos); do concelho de Loulé – Duarte Pacheco (Loulé), Padre João Coelho Cabanita (Loulé), Laura Ayres (Quarteira), Boliqueime e Almancil; do concelho de Monchique – Monchique; do concelho de Olhão – Agrupamento de Escolas Professora Paula Nogueira (Olhão), Alberto Iria (Olhão), João da Rosa (Olhão), Moncarapacho e Secundária de Olhão; do concelho de Portimão – Martinho Castelo (Portimão) e Mexilhoeira Grande; do concelho de São Brás de Alportel – Agrupamento José Belchior Viegas (S. Brás de Alportel); do concelho de Silves – Garcia Domingues (Silves), António Costa Contreiras (Armação de Pêra), São João de Deus (Messines) e Algoz; e do concelho de Vila do Bispo – Vila do Bispo.

O Algarve conta com 7.804 alunos na disciplina de EMRC do total de 31.219 alunos que estudam no Algarve do 5º ao 12º ano, o que representa 25% do total de estudantes algarvios.

Verifique também

Quase mil escuteiros algarvios participam no ACANAC

Quase 1.000 escuteiros algarvios já estão a participar no 23º ACANAC, o acampamento nacional do …