Cartaz

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve voltou a propor às paróquias algarvias, através das suas estruturas vicariais, que promovam Vias-Sacras para os jovens nas quatro vigararias (conjunto de várias paróquias) da Igreja algarvia.

A iniciativa, que pretende ser um momento de reflexão para os jovens ao iniciar o tempo da Quaresma, realiza-se no próximo dia 16 deste mês.

Assim, para os jovens que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Portimão, terá lugar pelas 21h na paróquia da Mexilhoeira da Carregação. Para os jovens que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Loulé terá lugar pelas 21h na paróquia de Silves e para os jovens que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Faro terá lugar pelas 21h na paróquia de Olhão. No caso dos jovens que pertencem às paróquias que constituem a vigararia de Tavira terá lugar pelas 21h em Castro Marim.

A iniciativa destina-se a jovens a partir dos 16 anos ou do 10º ano de catequese.

A Via-Sacra consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte, sepultura e ressurreição, com momentos de meditação e oração ao longo de 15 estações.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.