Breves
Inicio | Cultura | Igrejas de S. Pedro de Faro e S. José do Hospital, em Tavira, classificadas como “monumentos de interesse público”

Igrejas de S. Pedro de Faro e S. José do Hospital, em Tavira, classificadas como “monumentos de interesse público”

Igreja_s_pedro_faro
Igreja de S. Pedro de Faro

O Governo português classificou como monumentos de interesse público a igreja de São Pedro de Faro e a igreja de São José do Hospital ou do Espírito Santo, em Tavira, segundo portarias publicadas ontem em Diário da República.

A igreja de São Pedro, em Faro, remonta a 1518, “consistindo então numa pequena capela fundada pelos pescadores residentes no bairro da Ribeira”, e foi reedificada pela Ordem de Santiago na segunda metade do século XVI.

Igreja_sao_jose_hospital_tavira
Igreja de S. José do Hospital, em Tavira

Também classificada foi a igreja de São José do Hospital ou do Espírito Santo, em Tavira, “um exemplar raro no Algarve de igreja barroca de planta octogonal, seguindo a tipologia da igreja lisboeta do Menino de Deus”.

As classificações refletem os critérios constantes do artigo 17.º da Lei de Bases da Política e do Regime de Proteção e Manutenção do Património Cultural (107/2001), relativos ao “caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, e à sua conceção arquitetónica e urbanística”.

com Ecclesia

Verifique também

Exposição missionária itinerante que está percorrer o país chegou a Faro

Foi ontem inaugurada em Faro a exposição missionária itinerante ‘Pelos Caminhos do Mundo’, promovida pelos …