Pub

Sob o lema “Família, acredita no que és! Semeia a esperança!”, a jornada será celebrada em Loulé, no Centro Social e Paroquial, tendo início pelas 10h com o acolhimento, seguindo-se às 10.30h a oração inicial.

O ponto alto da manhã será protagonizado pelo padre Vítor Feytor Pinto que orientará uma reflexão subordinada ao tema “Desafios da sociedade actual à família cristã”.

Enquanto decorre a conferência, as crianças, os adolescentes e os jovens até aos 17 anos serão integrados em três grupos, promovidos respectivamente pelo Movimento dos Focolares, pelo Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência e pelo Sector Diocesano da Pastoral Juvenil, com um programa adequado às três fases etárias que visarão a elaboração de um trabalho a apresentar no convívio familiar que terá lugar após o almoço, pelas 14.30h.

Pretende-se que esse momento consista num tempo de convívio e festa, composto por declamações, canto, encenações, mensagens, testemunhos, entre outras formas de expressão.

Às 16h, as famílias iniciarão uma marcha/peregrinação (com 3 paragens de reflexão), num percurso de cerca de um quilómetro e meio desde o Largo Eng. Duarte Pacheco até ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana) edificado naquela cidade, com faixas e cartazes com slogans alusivos à Família.

Às 17.30h, a jornada encerrará com o ponto alto na igreja do Santuário – a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo do Algarve –, no decurso da qual será dado destaque aos casais participantes que completam bodas de prata ou de ouro matrimoniais.

Perspectiva-se para o dia uma numerosa participação dos grupos de famílias associados aos movimentos e carismas com presença na diocese algarvia, com destaque para as Equipas de Nossa Senhora, os Cursos de Cristandade, o CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio, o Caminho Neocatecumenal, o Renovamento Carismático, entre outros.

Os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição através das paróquias de origem.

Samuel Mendonça

Pub