Inicio | Igreja | Igreja do Algarve promoveu Curso de Cristandade de Senhoras com 18 participantes

Igreja do Algarve promoveu Curso de Cristandade de Senhoras com 18 participantes

Realizou-se de 29 de novembro a 2 deste mês, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, o 55º Curso de Cristandade de Senhoras.

A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), teve o seu encerramento, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, no último dia na paróquia de Ferreiras.

O curso contou com uma equipa sacerdotal composta pelos padres Rui Barros e Nuno Coelho e por uma equipa de leigas de 14 elementos, que incluiu a reitora Dulce Morgado Guerreiro e a vice-reitora Sónia Andrez, sendo participado por 18 senhoras, oriundas das paróquias de Aljezur (incluindo da comunidade do Rogil) (3), Bensafrim (1), Boliqueime (2), Ferreiras (2), matriz de Portimão (4), Paderne (2), Sé de Faro (2) e Vila Real de Santo António (2).

No encerramento da atividade estiveram presentes cursilhistas de várias paróquias do Algarve e participaram também os maridos das participantes que realizaram o último curso de homens.

O primeiro cursilho em Portugal realizou-se em 29 de novembro de 1960 e no Algarve ocorreu a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.

O MCC é um movimento eclesial que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, onde é feito o primeiro apelo à fé, os participantes são convidados a continuarem a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.

Verifique também

Peregrinação desafiou famílias das paróquias da vigararia de Loulé a serem “evangelizadoras do amor”

As famílias das paróquias que constituem a vigararia de Loulé peregrinaram no passado sábado a …