Pub

Curso de Acompanhamento Vocacional

No passado fim-de-semana de 13 e 14 de Março decorreu no Seminário de São José (Faro) um Curso de Acompanhamento Vocacional, promovido pelo Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve e ministrado pelo padre José Ramón Romo (Sacerdote Operário diocesano espanhol) e dirigido não só a catequistas e animadores paroquiais, mas a todos os que, de algum modo estão ao serviço da Igreja e em proximidade com os jovens. Houve participantes das paróquias de São Pedro (Faro), da Sé (Faro), de Santa Maria de Lagos, de Silves e de Olhão, na sua totalidade, pessoas que desempenham tarefas nas paróquias.

O curso compõe-se de dois módulos. O primeiro módulo, agora ministrado, abordou várias questões com que os acompanhantes vocacionais se defrontam e baseou-se na vivência de Jesus Cristo com os seus discípulos, o modo como ele os acompanhava e como lhes ensinava a pedagogia do Reino. Ficou clara a ideia de que para ser um bom acompanhante é preciso: conhecer Jesus Cristo; ter grande disponibilidade para acompanhar o acompanhado no seu quotidiano e não ter medo de se dar; ter experiência de ser acompanhado; conhecer e escutar o acompanhado; dar confiança e não transmitir temores; dar segurança ao acompanhado e ser paciente; estar atento ao acompanhado e ajudá-lo quando precisar de um conselho que o faça mudar quando algo está mal; compreender o acompanhado, com base na sinceridade, humildade e honestidade; demonstrar interesse na realização e felicidade do acompanhado e, deste modo, facilitar-lhe a descoberta da sua vocação; conhecer o caminho a percorrer, saber por onde se vai para chegar a Jesus Cristo.

Ao fazer-se acompanhamento vocacional, dever ter-se em conta que há que ver tudo na sua globalidade, no seu todo: pessoa, família, mundo. O orientador vocacional deve ter uma visão de conjunto das várias vocações e conhecê-las muito bem.

As vocações são suscitadas por Deus e nascem no seio das famílias. Estas têm um papel preponderante no despertar da vocação e na criação de uma cultura vocacional.

O padre José Ramón debruçou-se também sobre as características dos vários tipos de vocação – sacerdotal, consagrada e laical – e como cada uma deve desempenhar a sua tarefa, frisando bem que não há uma vocação melhor do que a outra, que a missão única e para todos na Igreja é o anúncio do Evangelho. Referiu que a única coisa que Deus quer é ver o ser humano feliz.

O segundo módulo terá lugar no próximo mês de Abril, no fim-de-semana de 17 e 18.

Encontro Chama Por Mim

No passado dia 20 de Fevereiro decorreu em Albufeira, na capela da Orada, o terceiro encontro ‘Chama Por Mim’ deste ano, desta vez para os adolescentes e jovens da vigararia de Loulé com um total de 85 participantes oriundos das paróquias de Almancil, Estoi, Ferreiras, São Sebastião e São Clemente de Loulé e Silves.

O encontro, realizado a partir da Bíblia, desenvolveu-se em torno de uma apresentação sobre a Sagrada Escritura, onde os presentes foram convidados a completar as partes em falta a partir da descoberta de algumas personagens.

Clique na foto para ver outras fotos

Pub