Realizou-se de 14 a 17 deste mês, com encerramento no último domingo na paróquia das Ferreiras, o 74º Curso de Cristandade de Homens.
A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral.
O curso contou com a assistência espiritual do cónego Rui Barros Guerreiro e teve a participação de 19 homens, oriundos das paróquias de Faro (1), Ferreiras (3), Lagoa, Mexilhoeira da Carregação e Parchal (2), Lagos (5), matriz de Portimão (2), São Brás de Alportel (4) e Tavira (2).
A equipa de leigos teve como reitor Miguel Sequeira e Vítor Baltazar como vice-reitor.
O encerramento (clausura) no salão da paróquia das Ferreiras contou com testemunhos dos participantes.
As esposas dos participantes deste curso irão participar no 59º Curso de Cristandade de Senhoras, a realizar entre os dias 24 e 27 do próximo mês.
O primeiro cursilho em Portugal realizou-se em 29 de novembro de 1960 e no Algarve ocorreu a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.
O MCC é um movimento eclesial que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, onde é feito o primeiro apelo à fé, os participantes são convidados a continuarem a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.